Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias publicadas à comunidade > Comunidade - IFSP Campus São João da Boa Vista
Início do conteúdo da página

Notícia à comunidade

Laboratório de Materiais se tornará referência e poderá ser usado por pesquisadores de diferentes instituições

O Centro de Pesquisa e Inovação em Materiais e Estruturas (Cepimate) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) teve um projeto contemplado na Chamada Pública Mcti/Finep/Fndct – Infraestrutura de Pesquisa – Proinfra 2023 – com R$ 5,5 milhões. O valor será utilizado no investimento em infraestrutura para pesquisa envolvendo diversas instituições.

edital 81Composto por pesquisadores dos campi Guarulhos, Itapetininga, São João da Boa Vista e São Paulo do IFSP, além da Faculdade de Engenharia de São João da Boa Vista (FESJ), da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), do Instituto Mauá de Tecnologia e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o Cepimate é um dos dez Centros de Pesquisa e Inovação criados no IFSP com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) (saiba mais aqui).

O projeto “Laboratório Multiusuário para Caracterização de Materiais Metálicos e Não Metálicos (LabMat)”, aprovado na chamada pública, foi uma das três pesquisas selecionadas anteriormente pela PRP e Agência de Inovação (Inova) do IFSP e submetidos à Finep Inovação e Pesquisa.

O plano, que conta com o apoio da Fundação FAI.UFSCar, prevê a reforma e a aquisição de equipamentos úteis para o Laboratório de Materiais – LabMat multicampi, localizado no Campus Itapetininga do IFSP. A reestruturação permitirá a realização de pesquisas e desenvolvimento de materiais. Entre os equipamentos a serem adquiridos estão: microscópio Eletrônico de Varredura de Alta Resolução (MEV-FEG), difratômetro de Raio-X (DRX), fluorescência de Raio-X (XRF), análise térmica simultânea (SDT - TGA/MS/DSC) e NanoIndentador e Microdurômetro.

O LabMat será um laboratório de ponta na análise de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos,  representando um marco para o desenvolvimento regional na área, permitindo tanto a realização de atividades relacionadas à pesquisa básica como também à aplicada, com foco na caracterização de diferentes materiais, além de favorecer o desenvolvimento de novos processos de fabricação e a otimização de produtos existentes.

Por se tratar de um laboratório multiusuário, poderão acessá-lo usuários e pesquisadores externos, de acordo com regras de acesso a serem definidas. “Com tais equipamentos, poderemos auxiliar diversos colegas em seus trabalhos científicos e tecnológicos, além de servir como uma fonte para atração de recursos para nossa instituição, seja em forma de bolsas de iniciação científica, seja em apoio a futuros projetos”, avaliaBruno Gianelli, coordenador do laboratório contemplado.

O professor Emerson dos Reis, do Campus São João da Boa Vista aponta que "a chave para conquistas desse tipo está na parceria concreta entre pesquisadores de diferentes campi e mesmo instituições".

A aprovação do projeto pela Finep, analisa Wilson Carlos, professor do Campus de Guarulhos, mostra a qualidade dos pesquisadores envolvidos e o trabalho em equipe: "penso no grupo, sem vaidades pessoais. O apoio da PRP foi importante para alcançarmos o objeto”.

Segundo o coordenador do projeto financiado, Pedro Goulart, a iniciativa realça a importância da construção de parcerias entre pesquisadores internos e externos ao IFSP; já a aquisição de novos equipamentos permitirá o desenvolvimento de estudos nas áreas de pesquisa aplicada e acadêmica, além de prestação de serviços.

A aprovação de um projeto do IFSP pela Finep “é um marco no desenvolvimento da pesquisa na Instituição, mostrando um reconhecimento federal aos pesquisadores que duramente se dedicam a aperfeiçoar a pesquisa no Instituto Federal”, comemora Carlos Frajuca, membro sênior do Cepimate.

Julian Avila, professor da Unesp, lembra que o laboratório permitirá o desenvolvimento de pesquisas que contribuirão para diferentes setores da sociedade. “Esse projeto atua como um catalisador para o desdobramento de diversos projetos iniciados no Cepimate, além de impulsionar o impacto dos resultados obtidos em nossas pesquisas. Seu alcance transcende o âmbito científico, gerando contribuições técnicas e industriais significativas. Sem dúvida, trata-se de uma conquista estratégica e multifacetada, com efeitos positivos em múltiplos níveis”.

Professor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Rafael Garcia acredita que o LabMat “fornecerá acesso a uma gama mais ampla de equipamentos e permitirá pesquisas mais abrangentes e avançadas, considerando que no Cepimat há especialistas de diversas áreas. Assim, o espçao promove não só uma abordagem multidisciplinar na solução de desafios, mas também estímulo à colaboração e inovação”.

Texto Original produzido pela Ascom da Reitoria do IFSP
Publicado em 19/12/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 19/12/24
  • 08h58

Sem tcccítuloO sonho da aprovação no vestibular continua firme para os alunos que estão terminando o Ensino Médio ou que já se formaram na rede pública. Isso porque o Cursinho Popular Sanjoanense já está sendo organizado para sua quarta turma consecutiva, em 2025.A iniciativa é fruto de uma parceria entre FESJ/Unesp, Instituto Federal de São Paulo - Campus São João, Unifae, Academia de Letras e a Prefeitura de São João da Boa Vista. "O prefeito eleito, Vanderlei Borges de Carvalho, já informou, em reunião com alguns professores do Cursinho, que vê o trabalho desenvolvido com bons olhos. Por esta razão, lançamos um pré-cadastro via QR Code, que vai facilitar o contato com os estudantes interessados, que devem estar matriculados no terceiro ano ou serem egressos do Ensino Médio público", explicou Afonso José do Prado, da FESJ/Unesp.

No caso, o CPS está inserido como projeto no Programa de Extensão Universitária da Unesp, do IFSP e da Unifae. Afonso ainda lembrou que este cadastro não é uma matrícula, mas uma confirmação de interesse para facilitar a divulgação das datas do processo seletivo de 2025, popularmente chamado de "vestibulinho". A prova deve ocorrer entre fevereiro e março e vai classificar os 80 primeiros colocados para os estudos. O pré-cadastro será muito importante para divulgação dessas datas. Em três anos, o CPS colocou mais de 100 estudantes em universidades públicas e privadas, graças às aulas ministradas por professores voluntários e acadêmicos das entidades parceiras. As aulas acontecem na Unifae durante todo o ano letivo.

n30890 21277df9c9c56169a7944cf2bb1d55ec

 

Texto Original: Jornal do Parabrisa
Publicado em 19/12/2024

 

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 19/12/24
  • 08h44

image paste 11Os projetos foram apresentados em formato de banners acadêmicos, dispostos no hall principal do campus, no qual cada grupo teve a oportunidade de explicar suas propostas, abordando a problemática, a metodologia aplicada e os resultados obtidos. As temáticas dos trabalhos variaram, refletindo a multidisciplinaridade do curso e a criatividade dos estudantes em propor soluções para demandas empresariais e sociais.

Entre os temas expostos, destacaram-se estudos sobre análise de mercado, estratégias de marketing, melhoria de processos internos em organizações e desenvolvimento de ferramentas para gestão. Um dos trabalhos, por exemplo, explorou a identidade visual e sonora de marcas multifacetadas, destacando a importância da coerência e consistência para o reconhecimento da marca pelos consumidores. Outro grupo apresentou uma análise detalhada de gestão de marketing no setor de estética feminina, trazendo percepções práticas para empreendedores locais.

A aluna Emily Fernanda Lemes Fenicio, participante de um dos grupos, destacou a relevância da experiência: “Apresentar nosso trabalho foi muito gratificante, pois tivemos a chance de compartilhar nossas ideias e receber feedbacks valiosos. Essa troca é essencial para nosso aprendizado e para aperfeiçoar as propostas que criamos”. Já o professor orientador da disciplina, Filippo Savoi de Assis, ressaltou a importância do projeto integrador no contexto do curso: “Esse é um momento em que os alunos aplicam na prática o conhecimento adquirido ao longo das disciplinas, desenvolvendo soluções que têm impacto real, pelo qual o envolvimento deles e a qualidade dos trabalhos apresentados são motivo de orgulho para todos nós”.

O Projeto Integrador é uma iniciativa cujo objetivo é consolidar o aprendizado acadêmico por meio da elaboração de soluções para problemas reais, no qual os alunos passam por etapas de pesquisa, planejamento e execução, com orientação direta de professores, o que possibilita a construção de uma formação mais prática e voltada para as demandas do mercado de trabalho.

Veja algumas fotos do evento!

 

Texto: Professor Gilson Marcomini
Revisão: Ascom IFSP  - São João da Boa Vista
Publicado em 16/12/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 16/12/24
  • 07h59

A reunião ocorrerá de forma remota, com transmissão ao vivo pelo Canal do campus no Youtube.

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 11/12/24
  • 15h44

WhatsApp Image 2024 12 11 at 10.41.50O Vale da Grama, delimitado no município de São Sebastião de Grama, no interior de São Paulo, foi oficialmente reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como uma Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência para café, no último dia 03 de dezembro. Isso destaca a excelência da produção cafeeira da região e consolida o trabalho conjunto entre produtores, SEBRAE-SP e IFSP ao desenvolvimento local.

O IFSP - Campus São João da Boa Vista atuou no apoio técnico e na colaboração entre os produtores do Vale da Grama. Por meio de projeto desenvolvido em parceria com a Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama e o SEBRAE-SP, o campus colaborou em todas as fases, após a constituição do Comitê Gestor. Deste trabalho, importantes documentos foram construídos coletivamente, como o Dossiê de Notoriedade, o Caderno de Especificações Técnicas e o Instrumento Oficial de delimitação da área da Indicação de Procedência Vale da Grama para o produto café, fundamentais, para o pedido junto ao INPI.

O Diretor Geral do Campus São João da Boa Vista, do IFSP, professor Diego César Valente e Silva, celebrou o reconhecimento como um marco para a Instituição e a região: "Essa conquista é reflexo do compromisso do IFSP com o desenvolvimento regional e a valorização das riquezas locais. Participar de um projeto tão relevante, que tem uma história, tradição e inovação, nos enche de orgulho. Este reconhecimento não apenas coloca o café do Vale da Grama em destaque no cenário nacional e internacional mas, também, fortalece a integração entre a academia e os produtores locais, gerando resultados positivos para toda a comunidade".

O Coordenador do Projeto no IFSP, o servidor João Paulo Pereira, destacou a importância do reconhecimento para o desenvolvimento sustentável da região: "[...] não é apenas o reconhecimento da certificação de origem e da qualidade do café do Vale da Grama, mas um símbolo de união e esforço coletivo em prol do fortalecimento da cafeicultura local. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa conquista."

Junio Correia, Gestor de Projetos de Agronegócio do Sebrae-SP no Escritório Regional em São João da Boa Vista, diz que esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério e estratégico, conduzido por pessoas capacitadas e comprometidas. "As tratativas se iniciaram em 2020, com um diagnóstico de potencial, mas as reuniões de trabalho, prevendo a estruturação do projeto, começaram em 2021, durante a pandemia. Na época, sem podermos nos reunir presencialmente, realizamosde maneira online.Criamos o projeto e o submetemos para aprovação do INPI. Agora, os cafés do Vale da Grama possuem sua origem reconhecida, como se recebessem a certidão de nascimento. Isso permite comprovar para o mundo sua origem, qualidade, rastreabilidade e o saber-fazer de uma comunidade apaixonada pela cafeicultura", destacou. WhatsApp Image 2024 12 11 at 10.41.51

Para Valdir Duarte, Presidente da Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, o território, que faz parte da Região Vulcânica, possui uma tradição centenária na produção de cafés. Frequentemente está no pódio dos concursos mais renomados do país ou até mesmo do exterior. "Isso mostra que o Vale da Grama tem algo especial, singular e único. Um município com aproximadamente 12 mil habitantes e cerca de 300 cafeicultores acumular tantas premiações, é prova de que temos algo valioso. Além dos fatores naturais, há o saber-fazer da nossa comunidade, que batalha, se capacita e busca entregar o melhor que produzimos. Esse é o nosso Vale da Grama, agora com o reconhecimento que merece", comemorou.

O apoio do IFSP - Campus São João da Boa Vista a iniciativas como essa reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional e a valorização de produtos que carregam consigo a história e a tradição das comunidades locais. O trabalho no Vale da Grama segue como referência para outras regiões do país que buscam o reconhecimento de suas produções através da Indicação Geográfica.

 Saiba mais!

https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-reconhece-a-18a-ig-brasileira-para-cafe-vale-da-grama-sp

 https://www.parabrisa.com.br/noticias?ler=30795

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/12/04/graos-do-vale-da-grama-conquistam-indicacao-geografica-do-inpi.htm

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202412/cafe-do-vale-da-grama-conquista-selo-de-indicacao-geografica

https://sp.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/com-o-apoio-do-sebrae-sp-vale-da-grama-e-reconhecida-pelo-inpi-como-indicacao-de-procedencia-para-o-cafe/

 

Texto: João Paulo Pereira
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 11/12/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 11/12/24
  • 11h02

WhatsApp Image 2024 11 22 at 11.57.07O último “IF de Portas Abertas”, sob coordenação do  professor Lucas Labigalini Fuini e contando com a participação de outros docentes e discentes do campus,  contou com a visita do Senac e da Escola Estadual Padre Josué Silveira de Mattos, ambas de São João. Cerca de 70 pessoas, entre alunos do ensino técnico de nível médio e ensino técnico regular, foram acompanhadas pelos docentes: Gisele Pedão Guimarães (Senac), Luiz Fabiano Domingos, Marlete Zulian Teixeira Bonaretto e Renata Nogueira Gonçalves Nicolielo (E.E. Padre Josué Mattos)

O evento foi estruturado em salas temáticas, laboratórios e experimentos para visitação. Estiveram disponíveis os seguintes locais  para visitação:

 - Projeto de extensão “Clube de ciências” (Licenciatura em Ciências naturais)

Laboratório de Química/Ciências1 e 2, Bloco A

Coordenadores: Profs. Lucas Labigalini Fuini e José Roberto Serra Martins

Discentes envolvidos: Ana Flávia Marcomini,  Bernardo dos Santos Oliveira; Bruna de Cássia Emídio Rodrigues,  Cassiana Maria Leite de Souza, Joao Octávio Azevedo Silva, Manuela de Paula, Monique Pacheco dos Santos, Raphael dos Santos de Paula. Os experimentos realizados foram: Cromatografia; Teste de Chama; Luz Negra; Enxergando a Voz.

Experimentos: no formato de Clube de Ciências,  os discentes apresentaram diferentes experimentos vinculados a conceitos de Ciências, Física e Química e destinados ao público visitante. Os experimentos realizado foram: Cromatografia -Teste de Chama; Luz Negra; Enxergando a Voz: 

 

- Descobrindo as Células (Licenciatura em Ciências naturais)

Laboratório de Biologia, Bloco A

Coordenador: Prof. Marcos Venícius de Castro

Discentes envolvidos: Augusto Lellis Perez, Gabriela Primo, Gisele de Mello Pedroso Santos, Joelma Cristina Anechini

Atividades: Os alunos receberam informações sobre a estrutura das células e seus diferentes tipos. Foram apresentados modelos tridimensionais e  puderam visualizar células ao microscópio, bem como tipos de microrganismos como algas e protozoários in vivo.

 

WhatsApp Image 2024 12 09 at 08.54.36- Física experimental (Licenciatura em Ciências naturais)

Laboratório de Física Bloco D

Coordenador(a): Prof. Débora Cristina da Silva Rodrigues

Discentes envolvidos: Fernanda de Paula Costa,  Walace Batista da Silva, Walace Batista da Silva, Letícia Cardenuto Pereira

Atividades: Apresentação de equipamentos e experimentos variados de Física, como: a)  kit/equipamento de física mecânica para explicar a Lei de Hooke (diferentes molas e cada uma tinha uma constante elástica diferente) e teorema do empuxo; b) kit/equipamento de física óptica (com lentes convexas e lentes côncavas) e um prisma para explicar fenômenos óticos; c) kit/equipamento de física de movimento uniforme e uniformemente variado e de movimento circular para explicar a força centrípeta; d) kit/equipamento de física de termodinâmica com para aquecer as barras de ferro, alumínio e de cobre, com bico de Bunsen e a bússola que media a dilatação dos metais (dilatômetro linear). 

- Projeto Educação Financeira: Saindo do Zero

Laboratório de Informática 2, Bloco D

Coordenador: Prof. Paulo Renato Gavião

Discentes envolvidos: Thomaz Henrique dos Santos Oliveira; Julian Vicente Martins; Ana Carolina Ribeiro de Souza.

Atividades: Os discentes da disciplina “Práticas de Gestão na Extensão” do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais explicaram a temática, as estratégias de marketing utilizadas, comentaram sobre a planilha de orçamento pessoal,  sobre o tópico de como diferenciar as necessidades de desejos e a importância da educação financeira no cenário atual. Por meio de projetos  planejados e alinhados, é possível conquistar uma educação financeira saudável e bem estruturada. Após a realização do curso os participantes foram convidados a participar de questionários com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos e a satisfação.

- Drones, Robótica, Automação e Aeroespacial (Engenharia de Controle e Automação)

Laboratório de projetos 2, Bloco D

Coordenadores: André Luiz Gontijo, Daniel Razera Espanhol, Esdras Nicoletto da Cunha, Emerson dos Reis, Gilson Rogério Marcomini, e Muriell de Rodrigues e Freire, por meio de Iniciações Científicas, ação extensionista, competições acadêmicas, e projetos de disciplinas do curso.


Discentes envolvidos: Adriano César de Sousa Pereira, Vitor Hugo da Silva, Willian Bueno Santos.

Atividades: Amostra de projetos dos discentes  voltada para drones, braço robótico industrial, subsistemas de pequenos satélites, automação para agricultura e projetos de eletrônica. Durante as apresentações de cada projeto, os visitantes puderam interagir com os discentes e tirar dúvidas.

Atuaram como monitores e na equipe de apoio os seguintes alunos dos cursos Técnicos integrados e da Licenciatura: Thais da Silva Sanchez, Victor Hugo Adão de Oliveira, Vinicius Teodoro Guimarães, Vinicius Teodoro Guimarães, Rone Emerson Pinheiro Júnior e Yasmin Caroliny Panseri. 

A dinâmica das visitas foi no formato de feira de ciências (com estações de trabalho). Ao final, foi servido um lanche aos participantes. 

A coordenação do evento agradece o apoio da Direção geral do campus e Direção educacional pela disponibilização de ônibus para transporte de participantes e pelo lanche oferecido. Agradecemos também a todos os docentes e discentes que atuaram na coordenação e monitoria de salas e laboratórios, bem como aos docentes e discentes das escolas visitantes.

Acompanhe algumas fotos!

 

Texto: Prof. Lucas Fuini
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 09/12/2024
Atualizado em 11/12/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 09/12/24
  • 09h01
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 05/12/24
  • 09h15

Os Jogos das Instituições Federais (JIFs) são pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Trata-se de uma promoção  da Secretaria de Educação Profissional  (SETEC) do Ministério da Educação. Entre os objetivos das competições está promover a  prática de esporte com ênfase na colaboração,  cooperação e  valores morais e sociais. Proporcionar a integração entre discentes, docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal, vivenciando a pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações.

O IFSP São João da Boa Vista não ficou de fora. Acompanhe como foi a participação e os resultados de nossa delegação nos JIF SP 2024 - Região D.

Basquete Feminino: fase de grupos

WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.50.19

Em pé a partir da esquerda: Ana Julia, MAria Fernanda, LArissa, Duda, Letícia, Biancha Schiavo. Agachadas a partir da esquerda: Maria Clara, Luísa, Bianca Nering

 

 

 

 

 

 

Basquete Masculino: fase de grupos

WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.51.44

A partir da esquerda: João Davi, Ian, Miguel, Tiago, Lucas, Guilherme

 

 

 

 

 

 

 

Futebol de campo: 2º colocado da Região D

 WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.52.39

João Otávio, Luiz Guilherme, Fabrício, Fabrício Teixeira, Pedro, Pedro Picinato, Leonardo, Isaac, Matheus, Bruno, Cauê, Thiago.

 

 

 

 

 

Futsal Masculino: CAMPEÃO da Região D e classificado para a Etapa Final dos JIF SP 2024

WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.56.03

A partir da esquerda: Pedro Picinato, Thiago Menezes, Leonardo, Matheus, Thiago Teixeira, João Otávio, Isaac, Fabrício, Luiz Guilherme, Prof. Gustavo.

Handebol Feminino: CAMPEÃO e classificado para a Etapa Final dos JIF SP 2024

WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.57.03

Em pé a partir da esquerda: Árika, Victória, Francilei, Ana Clara, Bianca, Ana Júlia, Emily. Agachadas a partir da esquerda: Ana Laura, Heloísa, Analice, Emmanuelli, Gabriela, Ana Luiza.

No Handebol masculino o Campus São João foi o  2º colocado! 

Tênis de mesa Masculino e Feminino

A partir da esquerda: Gabriel, João Vitor, Ana Julia, Bianca Schiavo.

WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.59.00

Tênis de mesa feminino: Ana Julia Biazotofoi 4ª colocada. Bianca Schiavofoi CAMPEÃ e classificada para a Etapa Final dos JIF SP 2024.

Tênis de Mesa masculino: Gabriel Alvarengafoi 4º colocado. João Vitor Mançano foi o 2º colocado e classificado para a Etapa Final dos JIF SP 2024.

Voleibol Feminino:2º colocado.

Voleibol Masculino:fase de grupos.

Xadrez feminino: Maria Eduarda Rochafoi a 2ª colocada e classificada para a Etapa Final dos JIF SP 2024.

 

Xadrez masculino: Luis Henrique foi o 2º colocado e classificado para a Etapa Final dos JIF SP 2024.

WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.59.45

Vôlei de praia feminino:Mayssa, Ana Julia Tavares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voleibol Feminino WhatsApp Image 2024 12 04 at 13.00.05

Em pé, a partir da esquerda: Maria Eduarda, Ana Julia, Mayssa, Ana Clara, Mayara, Bianca Nering, Khayki (comissão técnica). Sentadas, a partir da esquerda: Maria Clara, Gabriela, Duda, Ana Luiza, Izadora.

 

 Xadrez feminino:Maria Eduarda Rocha WhatsApp Image 2024 12 04 at 13.01.49

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Xadrez masculino: Arthur Bizeto, Luis Henrique

  WhatsApp Image 2024 12 04 at 13.02.05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 05/12/204
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 05/12/24
  • 08h25

No próximo dia 16 de dezembro, às 13h, os alunos do 4º ano de Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSP, Campus São João da Boa Vista, irão apresentar um projeto inovador desenvolvido durante as aulas de Prática e Desenvolvimento de Sistemas (PDS). O trabalho consiste na criação de um site denominado "IFSports", uma plataforma digital projetada para otimizar e facilitar a gestão de eventos esportivos no Instituto Federal, como, por exemplo, os Jogos Internos do IF (JIF).

"IFSportssurge como uma resposta às necessidades dos organizadores e participantes de eventos esportivos no IFSP, oferecendo uma interface simples e eficiente para inscrição, acompanhamento de resultados, organização de equipes e gestão de horários. A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar mais agilidade, transparência e praticidade na administração desses eventos, além de permitir uma melhor interação entre os alunos, professores e funcionários envolvidos.

Os 34 alunos de Informática, sob orientação dos professores da área de Desenvolvimento de Sistemas, trabalharam durante o ano para criar uma solução que não só atendesse às necessidades do campus São João da Boa Vista, mas também pudesse ser replicada em outros campi do IFSP.

A comunidade acadêmica está convidada a prestigiar a apresentação do projeto no dia 16 de dezembro, às 13h, no Auditório A, do IFSP-SBV. Durante o evento, os alunos irão demonstrar as funcionalidades do site e explicar como a plataforma pode auxiliar na organização de eventos esportivos no IFSP.

A apresentação será uma oportunidade  para conhecer o trabalho desenvolvido pelos estudantes, que mostram na prática como a tecnologia pode ser uma aliada na gestão e no apoio ao esporte dentro da comunidade acadêmica. 

Inscreva-se por meio do link https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/11898/. Desta forma, é possível obter o certificado de participação. Além disso, a apresentação será transmitida pelo Youtube do Campus: https://www.youtube.com/ifspsbv

Folder

Texto: Prof. Breno Lisi Romano
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 04/12/2024
Atualizado em 12/12/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 04/12/24
  • 07h31

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo comunica com imenso pesar o falecimento da aluna egressa Pamela Regina Vieira, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ocorrido ontem (29/11/2024). 

O sepultamento ocorrerá às 16h30 no dia 30/11/2024 no Cemitério Municipal de São João da Boa Vista.

Em nome de toda a comunidade do IFSP, enviamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos, em solidariedade neste momento de dor.

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 30/11/24
  • 11h44

A Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Federal (IFSP), promove uma série de cursos gratuitos nos dias 2, 3 e 5 de dezembro, no Centro de Qualificação Profissional, localizado no Terminal Urbano Estação Mercado.

Cada atividade tem carga horária de 2 horas, oferece certificado de participação e é ministrada por professores e alunos do IFSP, garantindo aprendizado prático e enriquecedor.

Confira a programação completa:

Minicurso: Sendo Empreendedor

? Data: 02 de dezembro

⏰ Horário: 19h

? Vagas: 20

Objetivo: Capacitar e incentivar a população a iniciar ou aprimorar suas iniciativas empreendedoras.

Conteúdo:

Noções práticas de vendas e marketing usando o método "A Ponte", que alinha produtos e serviços às necessidades dos clientes.

Dicas de receitas simples e criativas para geração de renda e autonomia financeira.

Sendo Empreendedor

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra: Gestão de Pessoas

? Data: 03 de dezembro

⏰ Horário: 19h

? Vagas: 20

Objetivo: Preparar os participantes para se destacarem no mercado de trabalho e em ambientes organizacionais.

Conteúdo:

Técnicas para realizar entrevistas de emprego eficazes.

Noções práticas de liderança e motivação, com foco no desenvolvimento de equipes e melhoria das relações interpessoais.

Gestao Pessoas

 

 

 

 

 

 

 

 

Minicurso: Marketing com Canva

? Data: 05 de dezembro

⏰ Horário: 19h

? Vagas: 20

Objetivo: Apresentar o Canva como ferramenta prática para criar conteúdos visuais impactantes.

Conteúdo:

Conceitos de design aplicados à divulgação e vendas.

Criação de posts e materiais gráficos para potencializar estratégias de marketing digital. 

Marketing Canva 

 

 

 

 

 

 

 

Por que participar?

A Semana de Gestão é fruto de uma colaboração entre o IFSP e a Prefeitura, com o objetivo de:

- Fomentar o empreendedorismo e a inclusão socioeconômica.

- Incentivar a capacitação profissional, promovendo novas oportunidades de geração de renda.

- Fortalecer a extensão universitária, integrando o Instituto Federal à comunidade local.

 

? Inscrições gratuitas e abertas a toda a população!

Local: Centro de Qualificação Profissional – Terminal Urbano Estação Mercado.

? Garanta sua vaga e transforme sua trajetória profissional!

https://saojoao.sp.gov.br/noticias/desenvolvimento-economico/cursos-gratuitos-no-centro-de-qualificacao-profissional

 

 
Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 29/11/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 29/11/24
  • 06h53

EadMat testeira

Formados em quaisquer cursos superiores de licenciatura na área de Ciências Exatas podem se inscrever, entre 26 de novembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025, no processo seletivo para o curso superior de Segunda Licenciatura em Matemática. As aulas serão iniciadas no primeiro semestre de 2025 na modalidade de Educação a Distância. 

No total, são oferecidas 200 vagas para o curso, distribuídas em seis polos de Educação a Distância (EaD): Diadema, Matão, Peruíbe, Jaú, São João da Boa Vista e Bragança Paulista. O curso tem duração de quatro semestres. Haverá encontros presenciais em alguns sábados, no polo selecionado pelo candidato. 

Todas as vagas do Edital n.º 166/2024 são reservadas apenas para quem possui formação completa em qualquer curso superior de Licenciatura na Área de Ciências Exatas.

Objetivo

O curso integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e visa proporcionar a professores já licenciados uma segunda habilitação na área de Matemática, fortalecendo sua atuação pedagógica e contribuindo para o aprimoramento da educação em regiões com menor oferta de cursos presenciais. 

O objetivo do curso é formar profissionais habilitados para atuar na docência nos níveis de ensino fundamental e médio, nas diversas modalidades de ensino, com uma formação aprofundada em Matemática. 

Inscrição

A inscrição deve ser realizada no portal processoseletivo.ifsp.edu.br. A taxa de inscrição para participar do processo seletivo é de R$ 30.

No período de 26 de novembro a 1º de dezembro de 2024, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos: possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos (renda menor ou igual a R$2.118,00) por pessoa e ter cursado o ensino médio, da 1ª à 3ª série, integralmente em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

No ato da inscrição, os candidatos deverão enviar, obrigatoriamente, o Diploma ou Declaração de Conclusão de Curso e o Coeficiente de Rendimento Acadêmico contido no Histórico Escolar ou em Declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior.

Os candidatos serão classificados por curso, turno e polo escolhido, em ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

Reserva de vagas

Do total de vagas, 50%, de cada Polo, são reservadas apenas a candidatos que estudaram todos os anos do Ensino Médio, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras, identificados mediante as informações descritas no formulário de inscrição. Entre essas vagas, há reserva para candidatos com deficiência, quilombolas, pretos, pardos ou indígenas e com renda bruta menor ou igual a R$ 1.412,00 por pessoa que reside no mesmo domicílio. Veja todas as informações sobre a reserva de vagas no edital. 

Documentos:

Edital n.º 166/2024 e anexos

 

Fonte original: Site da Reitoria do IFSP 
 
Publicado em 29/11/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 29/11/24
  • 06h28

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do IFSP - Campus São João da Boa Vista comunica seus novos horários de atendimento, em função de férias de servidor no período de 20/11 a 23/12/2024.

Acesse e saiba os horários e contatos!

 

 

Ascom - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 28/11/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 28/11/24
  • 10h07

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) comunica o Resultado Preliminar do Edital DRG-SBV nº 042/24, de 29/10/2024 - "Processo Seletivo de Afastamento Remunerado dos Técnicos-Administrativos para Participação em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - 1º Semestre / 2025".

O período, de 29/11/2024 a 02/12/2024, deverá ser observado para eventual interposição de recurso. 

Acesse o resultado!

 

Ascom - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 27/11/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 27/11/24
  • 08h04

Comunicamos que foram realizados os pagamentos do programa de auxílio permanência -  Novembro de 2024.

PAGAMENTOS PAP - EDITAL AE/2024 - REFERÊNCIA NOVEMBRO DE 2024 - ALUNOS SUPERIOR NOVOS. FORMA PGTO: ORDEM BANCÁRIA. VALOR A PAGAR: R11.800,00 - PROC. ELETR. ORIGINAL: 23311.000140.2024-55 2024NE000001
 
PAGAMENTOS PAP - EDITAL AE/2024 REFERÊNCIA novembro de 2024 - ALUNOS técnicos NOVOS. FORMA PGTO: ORDEM BANCÁRIA.  VALOR A PAGAR: R$ 9.030,00 - PROC. ELETR. ORIGINAL: 23311.000140.2024-55, 2024NE000001
 
PAGAMENTOS PAP - EDITAL AE/2024 - REFERÊNCIA Novembro renovação 2024 -  ALUNOS TÉCNICOS E CURSOS SUPERIORES.  TÉCNICOS - FORMA PGTO: ORDEM BANCÁRIA. VALOR A PAGAR: R$26.430,00 - PROC. ELETR Processo 23311.000140.2024-55 ORIGINAL: 2024NE000001

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 22/11/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 22/11/24
  • 09h47

1 4434096 41466202No próximo dia 21/11, o Campus São João da Boa Vista e o curso de Pós em Humanidades: Ciência, Cultura e Sociedade, com apoio da Coordenadoria Sóciopedagógica (CSP) e do Projeto de Extensão em Direitos promoverão um evento alusivo ao Dia e Semana da Consciência Negra. A organização e convites partiram dos discentes do curso de Pós em Humanidades e recebera amplo apoio do Colegiado e docentes, da CSP, CPI, DAE e DRG. A programação constará das seguintes atividades:

19h10 - 19h30 - Mesa de abertura: coordenadores e diretores

19h30 - 20h - Apresentação cultural: grupo de Maracatu "Baque Mulher",  de São João da Boa Vista

20h - 22h45 - Mesa Redonda "Racismo e Saúde mental no Brasil"

Danilo Ciconi de Oliveira (Psicólogo)

Marina Fernandes Salvino Bragagnolle (Assistente Social)

Local: Auditório do Bloco C, campus IFSP-SBV

Importante destacar que o Dia da Consciência negra, 20/11, é data que remete ao aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e representa período oportuno para reflexões e iniciativas de valorização da diversidade e pluralidade racial e de combate ao racismo.

Inscrições para o evento (público interno e externo) devem ser feitas pelo link:  https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/11517/

 

Campus promove em 2111 evento comemorativo à Semana da Consciência Negra 2

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 14/11/2025
Atualizado em 21/11/2024

 

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 14/11/24
  • 09h48

1111

O docente do campus IFSP-SBV, professor Lucas Labigalini Fuini, participou nas últimas semanas de eventos de pesquisa, ensino e formação continuada que discutiram as mudanças recentes no Ensino médio, refletindo-se também sobre os impactos dessas mudanças para EPT (Educação Profissional e Tecnológica) e o Ensino médio integrado. Esses eventos se colocam em perspectiva de análise crítica no contexto da Lei nº 13.415, de 2017, que propôs o Novo Ensino médio e aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em 4 de dezembro de 2018.  

O primeiro evento intitulado "A contrarreforma do Ensino Médio nas Redes Federal e estaduais no Brasil: diálogos entre pesquisas"  ocorreu no dia 7/11, na Faculdade de Educação da Unicamp. As mesas-redondas trataram de questões como "as relações entre o novo ensino médio e o currículo integrado nos institutos federais";  "impactos dos novos dispositivos escolares no ensino médio"; "A contrarreforma do Ensino médio e a implementação Formação Técnica e profissional nos estados do Piauí e São Paulo". O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (GPPES), pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Saúde e Subjetividades (NETSS), com apoio da Faculdade de Educação da Unicamp e CNPq. Ministraram palestras e apresentações docentes do IFC, Unicamp, IFSP e outras instituições. 

Link do eventohttps://www.even3.com.br/contrarreforma-ensino-medio-no-brasil-dialogos/

O segundo evento intitulado: "Transformações no Ensino Médio e a modernização conservadora" ocorreu no dia 12/11, no IFSP - campus São Paulo. As mesas-redondas versaram sobre as temáticas "Mundo do trabalho e juventude"; "Educação profissional na França, Espanha e Brasil" e "A reforma do ensino médio no estado de São Paulo e a experiência do ensino médio nos institutos federais". O evento foi organizado por GPPS-UNICAMP, GPEP-IFSP/SRQ, IFSP, REPU (Rede Escola Pública e Universidade) e SINASEFE-SP, com apoio do CNPq. Contou com palestrantes do IFPB, IFSP, Unifesp, Unicamp, Centro Paula Souza e Unesp.   Link do eventohttps://sinasefesp.org.br/seminario-discute-as-transformacoes-no-ensino-medio/

 

card seminario 6 768x768Ambas as participações foram na modalidade online e, segundo o docente, foi possível obter um aprendizado e atualização importantes sobre as formas como as Reformas do ensino médio, iniciadas em 2017, têm impactado as redes de ensino,  em especial a Rede federal e os Institutos federais. "Esse conhecimento é importante para se pensar em estratégias, quando da construção e atualização dos PPCs e currículos dos cursos integrados, de se buscar manter os princípios da formação integrada e da educação básica, profissional e tecnológica de qualidade e socialmente referenciada, mesmo em cenário macropolítico e macroeconômico de iniciativas de fragmentação e de precarização do ensino público", disse Fuini. 

 
 
Texto: Professor Lucas Fuini
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João
Publicado em 14/11/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 14/11/24
  • 09h31
Fim do conteúdo da página