Núcleo de apoio as pessoas com necessidades educacionais específicas: NAPNE
O Núcleo de apoio as pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) foi criado dentro de um projeto do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e da Secretaria de Educação Especial (SEESP), com o objetivo de constituir Centros de Referência para garantir o acesso, permanência e saída com sucesso dessa clientela em instituições de educação profissional e tecnológica e no mundo produtivo.
Em São João da Boa Vista, o NAPNE é constituído por um grupo de servidores professores e administrativos, com o objetivo de promover na Instituição a cultura da “Educação para a convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscando a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais dentro e fora da instituição.
Este núcleo realiza ações como identificar a ausência de estrutura adequada no câmpus, e encaminhar solução de providencias; capacitação; acessibilidade, viabilização de Políticas Públicas e aquisição de equipamento que favoreçam a qualidade de aprendizagem do aluno. Todas essas ações visam colaborar na formação técnica e humana do aluno, promovendo sua inserção no mundo do trabalho, sua autonomia no exercício de direitos e na sua construção como cidadão.
Ações inclusivas
A Coordenadoria de Ações Inclusivas busca promover ações relacionadas ao ingresso, permanência e êxito dos estudantes público-alvo da Educação Especial, com a construção de uma cultura para convivência, do respeito à diversidade e da eliminação de barreiras educacionais e atitudinais para a inclusão social e educacional dos estudantes.
As atividades desenvolvidas
A Coordenadoria de Ações Inclusivas promove, entre outras ações, encontros e palestras formativas, articula parcerias com profissionais e associações/instituições/organizações que trabalhem com Inclusão Social e Educacional; realiza orientações e auxílios aos câmpus, bem como, desenvolve documentos que buscam assegurar os direitos dos estudantes com necessidades educacionais específicas.
Parceria com os câmpus
A defesa do direito dos estudantes com necessidades educacionais específicas é garantida em conjunto com os diversos profissionais dos câmpus, através de encontros por videoconfências/presenciais em que são construídos conhecimentos e ações para o melhor atendimento ao educando.
O Legal
O compromisso do IFSP com as ações inclusivas está assegurado pela legislação vigente (Lei nº 13146/2015, dentre outros documentos legais), bem como, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Resolução nº 137/ 2014.
Legislação
Normas Internacionais
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949)
Normas Nacionais
Critérios Básicos para a Promoção da Acessibilidade (Decreto 5.296/04)
Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (Resolução nº 4/09)
Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146)
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS (Decreto nº 5.626/05)
Normas Institucionais
Regulamento do NAPNE (Resolução nº137/14)
Publicações
Política Nacional da Educação Especial na Política da Educação Inclusiva (MEC, 2008)
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (MEC, 2013)
Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (MEC, 2010)
- Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa.
- Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez
- A Escola Comum Inclusiva
- O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual
- Altas Habilidades e Superdotação
- Os Alunos com Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira
- Livro Acessível e Informática Acessível
- Orientação e Mobilidade, Adequação Postural e Acessibilidade Espacial
- Surdocegueira e Deficiência Múltipla
- Transtornos Globais do Desenvolvimento
Coleção: Projeto Escola Viva - Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola (MEC, 2005)
Documentos Institucionais
Boletim Informativo - Avaliação em Educação Inclusiva
Instrução Normativa PRE/IFSP Nº 001, de 20 de março de 2017
Instrução Normativa PRE/IFSP Nº 001, de 20 de março de 2017 - Anexos
Equipe do Napne
E-mail do NAPNE: napne.sbv@ifsp.edu.br
De acordo com a Portaria SBV.056/2022, a equipe do NAPNE é composta por:
Flavia Miranda Ferreira Coordenadora flavia@ifsp.edu.br
Marcio Roberto Martins Diretor Adjunto Educacional marciorobertom@ifsp.edu.br
Giseli de Souza Lucas Pedagogo giselilucas@ifsp.edu.br
Daniella Araujo Facchini Viana Assistente Social danifacchini@ifsp.edu.br
Sandra Monica Chaves Souza Psicólogo sandra.chaves@ifsp.edu.br
Ketura Ventura Moraes Pinheiro Técnico em assuntos educacionais ketura-moraes@ifsp.edu.br
Lucas Delbello Santos Tradutor-intérprete de LibrasPortuguês lucas.santos@ifsp.edu.br
Debora Alberta Bussiman Gomes Representante Discente - PAEE d.alberta@aluno.ifsp.edu.br
Augusto Lelis Perez Representante Discente augusto.perez@aluno.ifsp.edu.br
Gabriel Gião Donassan Representante Discente ggiao4490@gmail.com
João Hermano Silva dos Santos Representante Discente manoherj@hotmail.com
Nicholas Meizikas Pego Representante Discente m.nicholas@aluno.ifsp.edu.br
Andreza Aparecida Barbosa Representante Docente andreza.barbosa@ifsp.edu.br
Hélio Sales Rios Representante Docente heliorios@ifsp.edu.br
Menoti Borri Representante Docente menoti@ifsp.edu.br
Renato Chaves Souza Representante Docente rchaves@ifsp.edu.br
Claudia Galdino Compri Goncalves Representante CRA claudiacompri@ifsp.edu.br
Jesse Poiatti Representante CEX jpoiatti@ifsp.edu.br
Paulo Ricardo Mancini Representante CTI paulo.mancini@ifsp.edu.br
Danilo Alves Rodrigues Representante CAE dmorphe@ifsp.edu.br
Emiliane Urtado Silvantos Representante CBI emiliane@ifsp.edu.br
Denilson Wagner Zaidan Representante DAA denilsonzaidan@ifsp.edu.br
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