Página inicial > Todas as notícias publicadas > Rodrigo Santos, aluno de Tecnologia em Processos Gerenciais, publica conto na Revista Sucuru.

• Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 07h37
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 07h39

foto rodrigo autorRodrigo Paulo dos Santos, aluno do 2º semestre do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, do IFSP - Campus São João da Boa Vista, acabou de ser contemplado com a publicação de um conto na Revista Sucuru, especializada em literatura e arte contemporânea. Esta não é a primeira publicação do estudante, que participa do Projeto de Extensão “Oficina de Criação Literária e Autopublicação” e já publicou seus primeiros contos na coletânea lançada em 2023. Além disso, o novo livro do projeto, cujo lançamento está previsto para novembro de 2024, tem outros trabalhos inéditos do escritor.

“Meu nome é Rodrigo Paulo dos Santos. Tenho  22 anos e escrevo desde mais jovem, aproximadamente dez anos atrás. Desde que me lembro, a leitura e a escrita sempre foram pra mim as engrenagens principais para compreender a vida e o mundo; uma forma segura de me aproximar de tudo mesmo sendo no fundo, assustado, introspectivo e tímido. Os livros eram minha visão e meu lápis; minha voz. Aos 14 anos deixei a leitura de lado, juntamente com a escrita e a arte. Não lia, desenhava ou escrevia nada. A Oficina de Criação Literária, organizada na nossa instituição pelo professor André Plez, foi uma descoberta maravilhosa. Dei uma chance, mesmo acanhado e, ao me cobrar para voltar a escrever para ler posteriormente em cada um dos encontros, pude descobrir que, finalmente, meu amor e minha estima pelos meus trabalhos haviam finalmente retornado! O professor foi um agente crucial para que eu sentisse confiança e segurança, para que deixasse o medo de lado. Desde  antes da oficina, ele permitia que eu enviasse poesias que havia começado a escrever  e opinava positivamente. Senti de novo que era capaz, mesmo com as temáticas bem diferentes do que lia no início da vida. Atualmente, tenho pretensão de, no futuro, escrever um livro que una todas as criações que fiz até o momento, unindo poesias, prosas poéticas, contos, narrativas curtas e o que conseguir. Agradeço a todos que sentiram orgulho de mim e que disseram palavras positivas que me ajudaram a nunca mais fechar um livro ou guardar o lápis na gaveta”.

Confira o link para a Revista Sucuru e para o conto do autor:

Sobre a Revista Sucuru:

A Sucuru é uma revista brasileira de literatura e arte contemporânea. Independente, sem qualquer financiamento externo ou fins lucrativos, sua “missão” assumida é a de divulgar a produção literária e artística atual, sempre prezando pela multiplicidade, o diálogo entre culturas, a qualidade estética e os valores democráticos. Somos uma revista “política” — no sentido mais amplo e “apartidário” do termo –, pois reivindicamos o papel da Arte enquanto caminho para transformações sociais e individuais, em consonância com as demandas contemporâneas, porém, sem nunca abrir mão da potência artística naquilo que ela é em essência: linguagem.

Capturar

Texto: Professor Andre Plez