Página inicial > Todas as notícias publicadas > Estudantes do 4º ano do Integrado visitam museus em São Paulo

Estudantes do 4º ano do Integrado visitam museus em São Paulo

• Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2024, 08h34
  • Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2024, 08h42

3 pinacoteca1Quarenta e oito alunos e alunas  do quarto ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Eletrônica e Informática do IFSP-SBV fizeram uma visita técnica ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu da Língua Portuguesa. O projeto de ensino teve como objetivo promover atividades de aprendizagem e pesquisa na área de ciências humanas e linguagens, com ênfase em história, língua portuguesa, literatura e artes plásticas, com o intuito de promover uma formação integral.

Os estudantes foram acompanhados pelo coordenador da viagem técnica, professor André Plez, de Língua Portuguesa, com a participação da Coordenadora do Napne, Flávia Miranda Ferreira e pela professora Aline Caroline Rodrigues – área de Gestão. O Diretor Adjunto Educacional, Márcio Roberto Martins, manifestou todo o apoio para que a viagem técnica acontecesse.

Na primeira parte do passeio, os estudantes conheceram o Museu de Arte de São Paulo (MASP), sendo considerado o museu de arte mais importante do Hemisfério Sul, com cerca de 10 mil peças, abrangendo arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, desde a antiguidade até o século 21, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, roupas, entre outros.WhatsApp Image 2024 10 01 at 08.21.52

Em sequência, visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que é um dos maiores e mais importantes museus do Brasil, sendo o mais antigo da cidade. Conta com uma grande variedade de obras das artes visuais que vão do século XIX até as mais contemporâneas.

Na terceira e última parte,  conheceram o Museu da Língua Portuguesa, que é um dos mais visitados do Brasil e da América do Sul, dedicado à valorização e difusão do idioma nacional (patrimônio imaterial), apresentando uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Por fim, a visita técnica aos museus contribuiu para a formação integral dos estudantes, estimulando o pensamento crítico, a curiosidade histórica científica e o interesse pela pesquisa nas áreas de ciências humanas e linguagens. Essa experiência enriquecedora irá incentivá-los a buscar novos desafios acadêmicos, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas.

Acompanhe algumas fotos!

Texto: Professor André Plez