Página inicial > Todas as notícias publicadas > Vem aí a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 do IFSP São João

Vem aí a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 do IFSP São João

De 02 a 05 de outubro, o IFSP São João estará de portas abertas!

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 16h09
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 15h29

semana tecnologia

O IFSP promove, entre os dias 02 e 05 de outubro, uma programação integrada para a 21ª. edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano tem como tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais". Conforme o MCTI, "Essa escolha representa o comprometimento em abordar questões cruciais relacionadas à biodiversidade, que é única no nosso país, comparando a riqueza de conhecimentos tradicionais, respeitando esse conhecimento e explorando o papel transformador da tecnologia social."

A SNCT tem por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Neste ano, o evento tem a proposta de mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

A programação, coordenada pela campus São João da Boa Vista, contempla palestras e mesas redondas com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas. Todos os participantes terão direito a certificado ao realizar inscrição prévia.

O Campus São João da Boa Vista do IFSP apoiará a programação geral e também oferecerá uma programação específica ampla e variada, considerando a demanda dos cursos, projetos e grupos de extensão e pesquisa do campus. Essas atividades estão sendo organizadas pela Coordenadoria de Extensão (CEX) do campus, com apoio da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI), Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI),  Coordenadoria de Manutenção, Almoxarifado e Patrimônio (CAP), Diretoria Adjunta Educacional (DAE) e Diretoria Geral (DRG).

Em todos os dias da SNCT, alunos das escolas públicas e privadas da região, nos períodos da manhã e tarde, farão visitas ao campus em nossas salas temáticas, cujo material apresentado são trabalhos realizados ao longo do ano por nossos estudantes:

Mostra e oficina do projeto de extensão da disciplina SBVFEX1 Introdução ao Desenvolvimento de Jogos 2D e 3D usando a Engine Raylib
Feira de ciências FeminIF: conscientização sobre assédio sexual no ambiente escolar
Projetos do curso Bacharelado em Ciência da Computação Mesa Redonda – Agricultura Natural em São João da Boa Vista e Região
Lógica Aplicada à Computação Ensinando Química na Cozinha: Fermentação
Women in STEM. Mulheres na Ciência. Engenharia na Indústria: Uma conversa sobre carreira e os desafios do Mercado de trabalho.
Corrida interativa Cabos Elétricos para Automação Industrial - Conceitos e Aplicações.
Placar Eletrônico Jogos pedagógicos para o ensino de ciências
Evolução dos computadores Primeiros Passos na Godot: Construa seu próprio jogo.
Projeto Integrador: Apresentação dos projetos do curso TMSI. Roda de Conversa: Violência de gênero e assédio sexual/moral no meio acadêmico
Mostra de projetos desenvolvidos na AIE de 2024 Experimentos matemáticos
Karaoke

Os alunos do terceiro ano do curso de Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio apresentarão os seguintes projetos na SNCT:

SALA: LAB. ELETRÔNICA DIGITAL - Bloco D

Animatrônico assustador

Jogo da memória para gênios

Wonderfull Ferris Wheel

Foram planejadas diversas atividades e minicursos que podem ser realizados por toda a comunidade de São João da Boa Vista e região. De 02 a 05 de outubro, o IFSP São João estará de portas abertas, para receber à comunidade de São João da Boa Vista (escolas, empresários e população) para visitar os laboratórios temáticos com trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos, professores e servidores do IFSP São João.

Minicursos

Salas Tematicas

Palestras

Confira a programação completa (clicando nas abas) e se inscreva para receber a certificação das atividades: