Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Serviço Sociopedagógico > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Estudantes do IFSP São João conquistam medalhas na OMIF
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do IFSP São João conquistam medalhas na OMIF

O aluno Luís Gabriel Belotti Simionato, que cursa o Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do nosso câmpus, e o estudante Tiago de Oliveira Masetti,  recém-formado no mesmo curso, conquistaram medalhas nesta edição da OMIF, que ocorreu em Fortaleza-CE.

  • Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 12h06
  • Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 07h19
  • Acessos: 2506

Prof. Felipe (à esquerda), Luís Gabriel (ao centro) e Tiago (à direita) com as medalhas conquistadas.

 

O câmpus São João da Boa Vista obteve um excelente resultado na Olímpiada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), que ocorreu de 19 a 21 de maio, no Câmpus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O aluno Luís Gabriel Belotti Simionato, que cursa o Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do nosso câmpus, e o estudante Tiago de Oliveira Masetti,  recém-formado no mesmo curso, conquistaram medalhas nesta edição da OMIF. O Luís Gabriel conquistou medalha de Menção Honrosa e o Tiago conquistou a Medalha de Bronze. Como foram entregues 11 medalhas de ouro, 21 de prata, 32 de bronze e 41 de Menção Honrosa, isso significa que eles estão entre os 105 melhores classificados da OMIF, que contou com mais de 7500 estudantes inscritos na sua primeira fase. Dos estudantes que participaram da primeira fase, 300 participaram da prova de segunda fase.

O IFSP - Câmpus São João da Boa Vista foi representado no evento pelo Prof. Felipe Mascagna Bittencourt Lima, que participou na condição de Coordenador Local e de Coordenador da Comissão de Provas da OMIF. Como Coordenador Local, ele foi responsável por acompanhar e orientar os alunos no evento. Como Coordenador da Comissão de Provas da OMIF, foi responsável pela elaboração da prova que lá foi aplicada, além de coordenar a aplicação e a correção com a ajuda de vários professores da Rede Federal.

O evento da segunda fase da OMIF teve duração de três dias, começando na sexta-feira e terminando no domingo. Na sexta-feira, ocorreu a aplicação da prova e a abertura do evento, que inclui apresentações culturais e uma palestra. No sábado, foram oferecidas atividades para os alunos, como palestras, oficinas e minicursos, nas quais os alunos tiveram que se inscrever para participar naquelas que mais se interessassem. Enquanto isso, as provas desses alunos foram corrigidas. Por fim, no domingo ocorreu a premiação dos alunos.

Além de realizarem a prova, os alunos participantes do câmpus puderam aproveitar o evento. O estudante Luís Gabriel Belotti Simionato também participou da Oficina/Workshop "Introdução ao desenvolvimento de Jogos Digitais utilizando a Construct 3" e da Palestra "As fórmulas de Heron e Brahmagupta". Já o estudante Tiago de Oliveira Masetti participou da Oficina/Workshop "Explorando a Matemática do Cubo Mágico" e da Palestra "Matemática e Astronomia: Um passeio em Marte através de códigos".

Segundo o Prof. Felipe, a sexta edição da OMIF, cuja segunda fase ocorrerá em Cuiabá-MT, será anunciada em breve e ele espera que estas conquistas incentivem mais alunos a participar. Os dois alunos do nosso câmpus viajaram de avião pela primeira vez e aproveitaram bastante o evento. Para o Prof. Felipe, "a participação no evento da segunda fase da OMIF foi uma experiência que, com certeza, contribuiu muito para a formação deles, já que eles tiveram contato com estudantes e professores do Brasil todo e tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a matemática com as atividades que foram oferecidas."

 

Luís Gabriel (à esquerda), Tiago (ao centro) e Prof. Felipe (à direita) dentro do avião.

 

Participação do IFSP - Os alunos do IFSP fizeram bonito na Olímpiada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). Eles voltaram da capital cearense com duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze, além de quatro menções honrosas. Medalhistas de ouro, os estudantes Maria Julia Bessa (Câmpus Sertãozinho) e Leonardo Franco (Câmpus Capivari) têm a mesma opinião sobre a participação na Omif: ambos definiram a experiência como incrível. Os dois também consideram “inesquecível” e “marcante” a possibilidade de conhecer novos lugares e novas pessoas proporcionada pela Olimpíada.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, a segunda fase da Omif aconteceu, de 19 a 21 de maio, no Câmpus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Nessa etapa decisiva, os estudantes enfrentaram uma prova dissertativa com cinco questões, além de terem participado de palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais. A primeira fase aconteceu em novembro/dezembro de 2022.

Para Maria Julia, a medalha tem um grande significado, não porque foi o resultado de uma prova, mas porque ela simboliza toda a experiência da Omif e do apoio que a permitiu estar lá. “Eu espero que esta medalha incentive outras pessoas a participarem de olimpíadas, principalmente outras meninas, que ainda são minoria na área de exatas”.

A estudante ainda lembrou da importância do engajamento dos professores e do IFSP nesse tipo de participação, porque, segundo ela, é a partir desse engajamento que surge o interesse dos estudantes.” Eu valorizo bastante o IF por conta disso; aqui, existem professores que sempre incentivam e se esforçam para que a gente tenha, inclusive, apoio financeiro”.

Além das medalhas de ouro de Maria Julia e Leonardo, a estudante Daniela Endo (Câmpus São Paulo) trouxe a medalha de prata, e os estudantes Guilherme Faria da Silva (Sertãozinho), Henrique Casagrande (Pirituba), Iara Fukuda (Registro) e Tiago Masetti (São João da Boa Vista), medalhas de bronze. Ainda, Eduardo Campos (Bragança Paulista), Melissa Cafundó (Itapetininga), Luis Gabriel Simionato (São João da Boa Vista) e Raysa Nascimento (São Paulo) garantiram menções honrosas.

Estiveram em Fortaleza alunos dos câmpus Bragança, Campos do Jordão, Capivari, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapetininga, Matão, Pirituba, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Tupã e Votuporanga. Grande parte dos alunos foi contemplada com auxílio financeiro para a participação na segunda fase do evento, por meio do Edital n.º 128/23. Ainda, alguns estudantes foram para Fortaleza com recursos de seus câmpus ou mesmo com recursos próprios.

A OMIF – É um projeto de ensino/extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada a professores e estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio da Rede Federal. Entre os seus objetivos, o estímulo ao interesse pela Matemática e a promoção, a inclusão e a interação de culturas diversas estão aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.

 

Confira mais fotos:

 

 

 

Fonte sobre participação do IFSP: Site do IFSP - Reitoria

Fim do conteúdo da página