Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inauguração do Clube de Leitura em parceria com a FUNAP

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h06 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h07 | Acessos: 1856

Funap em parceria com o Instituto Federal e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) deu início às atividades do Clube de Leitura na Penitenciária de Casa Branca.

A parceria entre a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – FUNAP, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), através do Campus São João da Boa Vista, deu início às atividades do clube "A leitura como ferramenta de desenvolvimento humano".

O lançamento do clube de leitura contou com a presença de Marcos Antonio Picoli, Diretor Geral da Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra” de Casa Branca; André Vinícius Garcia, Gerente de Educação da FUNAP; Márcio Roberto Martins, Diretor Adjunto Educacional do Campus São João da Boa Vista do IFSP; Paulo José Evaristo da Silva, professor do campus; Suzana Vieira de Sá Benício, estudante extensionista e mediadora do clube; Célia Verna e Gisele Bastida, da equipe da Diretoria de Atendimento e Promoção Humana da FUNAP.

O projeto de extensão "Decolonizando a pesquisa, a leitura e a escrita com vistas à liberdade" atende vinte reeducandos por mês na unidade de Casa Branca e envolve a participação de estudantes extensionistas, responsáveis por conduzir os debates e auxiliar na elaboração dos relatórios de leitura. Além disso, uma equipe de pareceristas do IFSP atua na validação dos relatórios, que serão encaminhados ao Judiciário para pleitear a remição pela leitura.

O título escolhido para o clube de leitura do mês de agosto na Penitenciária de Casa Branca foi "A Volta ao Mundo em 80 Dias", do escritor Júlio Verne. No mês de setembro, os leitores acompanharão a obra "Extraordinário", de R. J. Palacio, e o próximo encontro está programado para o dia 15/09.

Esta iniciativa representa um importante passo no desenvolvimento pessoal, cultural, profissional e social dos reeducandos, proporcionando-lhes a oportunidade de buscar a remição de pena por meio da leitura.

Por Comunicação Funap em agosto 04, 2023.

Fim do conteúdo da página