Casa Branca recebe reconhecimento do SP Produz pela cadeia da jabuticaba
Nesta terça, 18/03, a cadeia produtiva da jabuticaba de Casa Branca, SP, recebeu o reconhecimento de Cadeia Consolidada, o penúltimo nível de reconhecimento concedido pelo Programa SP Produz, do Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na capital paulista, e reuniu representantes de diversas cadeias produtivas locais e arranjos produtivos reconhecidos pelo edital de chamamento público de 2024.
Representando a cadeia produtiva, estiveram presentes o presidente da Associação dos Produtores de Jabuticaba e Derivados de Casa Branca (APROJAD), Sr. Agnaldo Inácio; a diretora financeira, Priscila Fagan e o produtor de derivados, Gustavo Maestrello. O reconhecimento reflete o esforço contínuo e o desenvolvimento sustentável do setor, servindo como fomento e estímulo para o fortalecimento da produção local e valorização dos produtos derivados da jabuticaba.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus São João da Boa Vista teve um papel fundamental nesse processo, por meio do projeto Indicação Geográfica da Jabuticaba e Derivados de Casa Branca. Coordenado pelo professor Dr. Gilson Rogério Marcomini, o projeto auxiliou ativamente os produtores e a APROJAD no cumprimento dos requisitos exigidos, além de contribuir para a elaboração do reconhecimento da Cadeia Produtiva Local de Casa Branca como CPL Consolidada.
Este reconhecimento reforça a importância da jabuticaba do município no cenário estadual e nacional, impulsionando ainda mais a economia local e incentivando a inovação e a qualidade dos derivados da fruta. A premiação pelo Programa SP Produz destaca a dedicação e o trabalho conjunto entre produtores, entidades gestoras e instituições de ensino e pesquisa, promovendo um ambiente favorável ao crescimento sustentável.
A cerimônia também apresentou os serviços do Programa SP Produz e o cronograma de atividades para 2025, oferecendo novas oportunidades de fortalecimento e qualificação para os participantes. O reconhecimento é um marco significativo para o setor, abrindo portas para novas conquistas e consolidando ainda mais a tradição e a excelência da produção local.
Redes Sociais