Alunos da Licenciatura em Química e Física produzem jogos para ensino de Ciências
Os alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências naturais, habilitação em Química e Física elaboraram jogos educativos para auxílio ao Ensino de Ciências e na alfabetização científica. Essa construção ocorreu no âmbito da disciplina "Ciências e educação: metodologia e materiais didáticos", sob coordenação dos docentes José Roberto Serra Martins e Lucas Labigalini Fuini.
Os jogos educativos foram produzidos durante as aulas e foram aplicados e testados por meio de aulas simuladas. Nesse componente curricular, trabalhou-se com as concepções de Metodologias ativas e abordagens colaborativas.
Proposta 1 - Bingo sobre Tabela periódica
Grupo: Ana Flávia, Monique e João Octávio
O jogo se baseia em cartelas com número atômico e símbolo do elementos químicos. Uma pessoa "canta" e sorteia um número que é associado a um elemento químico. Durante a dinâmica pode-se aproveitar para se oferecer explicações sobre o elemento químico sorteado. Aquele que completar todos os campos da cartela mais rapidamente ganha o jogo.
Proposta 2 - Jogos de cartas: elementos químicos
Grupo: Bernardo e Manuela
Foram propostos dois jogos de cartas para se trabalhar elementos químicos e suas propriedades, com base na Tabela periódica. O primeiro jogo foi baseado no jogo "Paciência", recebendo o nome de "Periciência". Aquele que primeiro organizar as cartas em ordem (na conformidade com a Tabela periódica), ganha o jogo. O outro jogo, "Ligações químicas", se baseia nas regras do jogo de cartas "Escopa". A ideia é que cada jogador tire cartas da mesa e monte ligações químicas corretamente. Ganha quem conseguir formar o maior número de Ligações corretamente.
Proposta 3 - Jogo "Torta na cara"
Grupo: Rafael e Bruna
Com base em um banco de questões sobre Física, Química e Ciências, dois jogadores tentar acertar uma questão, sendo que o primeiro a responder será aquele que bater a mão primeiro em um sensor com luz. Se responder corretamente, pode jogar uma torta no rosto do oponente. Esse jogo, já bastante popular, pode ser adaptado a diferentes contextos, com adaptações quanto ao formato de se definir quem responde e o tipo de castigo e prêmio.
Tanto os docentes quanto os discentes avaliaram positivamente a atividade avaliativa e concluíram que os jogos educativos e pedagógicos trazem possibilidades interessantes ao se propiciar aprendizagem ativa e colaborativa, já que instigam curiosidade, envolvimento e atenção, sendo importante também contextualizá-los em relação ao conteúdo e temática que se está trabalhando.
Acompanhe algumas fotos!
Redes Sociais