Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Licenciaturas > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Alunos da Licenciatura em Química e Física produzem jogos para ensino de Ciências
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos da Licenciatura em Química e Física produzem jogos para ensino de Ciências

  • Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 08h34
  • Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 10h11
  • Acessos: 687

IMG 20241125 213442082Os alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências naturais, habilitação em Química e Física elaboraram jogos educativos para auxílio ao Ensino de Ciências e na alfabetização científica. Essa construção ocorreu no âmbito da disciplina "Ciências e educação: metodologia e materiais didáticos", sob coordenação dos docentes  José Roberto Serra Martins e Lucas Labigalini Fuini.

Os jogos educativos foram produzidos durante as aulas e foram aplicados e testados por meio de aulas simuladas. Nesse componente curricular, trabalhou-se com as concepções de Metodologias ativas e abordagens colaborativas. 

 

Proposta 1 - Bingo sobre Tabela periódica

Grupo: Ana Flávia, Monique e João Octávio

O jogo se baseia em cartelas com número atômico e símbolo do elementos químicos. Uma pessoa "canta" e  sorteia um número que é associado a um elemento químico. Durante a dinâmica pode-se aproveitar para se oferecer explicações sobre o elemento químico sorteado. Aquele que completar todos os campos da cartela mais rapidamente ganha o jogo.

Proposta 2 - Jogos de cartas: elementos químicos

Grupo: Bernardo e Manuela

Foram propostos dois jogos de cartas para se trabalhar elementos químicos e suas propriedades, com base na Tabela periódica. O primeiro jogo foi baseado no jogo "Paciência", recebendo o nome de "Periciência". Aquele que primeiro organizar as cartas em ordem (na conformidade com a Tabela periódica), ganha o jogo. O outro jogo, "Ligações químicas", se baseia nas regras do jogo de cartas "Escopa". A ideia é que cada jogador tire cartas da mesa e monte ligações químicas corretamente. Ganha quem conseguir formar o maior número de Ligações corretamente. 

Proposta 3 - Jogo "Torta na cara"

Grupo: Rafael e Bruna      

Com base em um banco de questões sobre Física, Química e Ciências, dois jogadores tentar acertar uma questão, sendo que o primeiro a responder será aquele que bater a mão primeiro em um sensor com luz. Se responder corretamente, pode jogar uma torta no rosto do oponente. Esse jogo, já bastante popular, pode ser adaptado a diferentes contextos, com adaptações quanto ao formato de se definir quem responde e o tipo de castigo e prêmio. 

Tanto os docentes quanto os discentes avaliaram positivamente a atividade avaliativa e concluíram que os jogos educativos e pedagógicos trazem possibilidades interessantes ao se propiciar aprendizagem ativa e colaborativa, já que instigam curiosidade, envolvimento e atenção, sendo importante também contextualizá-los em relação ao conteúdo e temática que se está trabalhando. 

Acompanhe algumas fotos!

 

 

Texto: Professor Lucas Fuini
Revisão: Ascom IFSP  - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 07/02/2025
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.