Perguntas frequentes: e-mail acadêmico
1. O que é o e-mail acadêmico?
É um endereço eletrônico disponibilizado aos alunos matriculados no IFSP por meio do contrato acadêmico com a Google.
2. Por que utilizar o email acadêmico? Por que não utilizar o meu e-mail pessoal?
O e-mail acadêmico é o meio oficial de comunicação eletrônica entre a instituição e os alunos. Nem todos os alunos recebem as mensagens do IFSP pelo e-mail pessoal (seja por bloqueio na caixa de entrada, mensagem sendo considerada como spam, etc.). Por isso, é importante ter uma forma padronizada de comunicação para que você não perca mensagens acadêmicas importantes.
3. Nunca utilizei o e-mail acadêmico. Como faço para acessar?
Todas as informações de primeiro acesso estão em https://manuais.ifsp.edu.br/.../e-mail-de-aluno-alunoifspedubr
4. Posso receber as receber as mensagens no celular?
Sim. A forma de acessar é idêntica a uma conta Google (Gmail) comum. Veja as instruções:
- Se você quer configurar em um dispositivo Android, clique aqui:
https://support.google.com/googleplay/answer/2521798?hl=pt-BR (você pode utilizar o mesmo app do Gmail) - Se você quer configurar em um iPhone ou iPad, clique aqui:
https://support.apple.com/pt-br/HT201320 - Se você utiliza outro dispositivo e necessita de informações para configurações manuais, clique aqui:
https://support.google.com/mail/answer/7126229?hl=pt-BR
5. O serviço de e-mail se parece bastante com o Gmail...
A plataforma é a mesma. Se você já conhecia o Gmail, praticamente nada muda no jeito de utilizar.
6. Não gosto do Gmail. Tem como receber as mensagens na minha outra conta pessoal?
Sim, mas, como já dissemos anteriormente, não há garantia que você receba todas as mensagens. As instruções de encaminhamento de mensagens para outras contas estão em https://support.google.com/mail/answer/10957?hl=pt-BR (você precisará de um computador para aplicar essas configurações avançadas).
Mas se o que você gosta mesmo é apenas da interface do seu serviço de e-mail, você pode baixar o app (como, por exemplo, o Outlook disponível na Play Store) e aplicar as configurações da sua conta acadêmica.
7. Eu não sei mais a senha de acesso do e-mail acadêmico. Como recuperá-la?
- Autentique-se no SUAP;
- No menu da esquerda, clique na imagem da foto para ir ao seu perfil;
- Vá na opção Editar > Redefinir senha do e-mail acadêmico;
- Um link de redefinição de senha será enviado ao seu e-mail pessoal. Vá até a essa mensagem recebida, clique no link e redefina a sua senha.
8. O e-mail de redefinição de senha não chegou.
- Autentique-se no SUAP;
- No menu da esquerda, clique na imagem da foto para ir ao seu perfil;
- Desça um pouco a página e selecione a aba "Dados Pessoais";
- Ao final da página, na sessão "Informações para Contato", localize seu "Email Acadêmico" e a "Chave de primeiro acesso".
- Acesse a página de login do e-mail (https://mail.google.com/a/aluno.ifsp.edu.br), preencha-a com o seu e-mail acadêmico e utilize a chave como senha.
9. Eu vinculei minha conta acadêmica a um número de celular que não tenho mais acesso. Como recuperar a senha?
Veja as instruções acima de redefinição de senha (você precisa ter a "Chave de primeiro acesso"). Leia mais em https://ti.ifsp.edu.br/.../...reativacao-do-email-aluno-ifsp-edu-br-excluido
10. Eu entro na página do e-mail acadêmico mas fala que a senha é inválida. Ela é a mesma do SUAP.
Sabe quando você entra em algum serviço pela primeira vez (como por exemplo o Facebook) e lá pedem que você cadastrar? Pois é. Cada cadastro que você faz utiliza um sistema de autenticação diferente.
A senha utilizada com o seu prontuário (ex.: senha do SUAP e Moodle) não tem vínculo com as senhas que são utilizadas em serviços externos com o e-mail "@aluno.ifsp.edu.br" (ex.: Google, Office, Microsoft). As senhas entre os serviços não são sincronizadas e podem ser (e é recomendável que sejam) senhas diferentes.
Deve-se levar em conta que você precisará já ter feito o cadastro de primeiro acesso nesses serviços. Sem cadastro, só o login e senha do SUAP para tentar entra com o endereço do e-mail acadêmico não funciona. Leia o item 14 caso você esteja justamente tentando acessar o pacote Office pela primeira vez.
11. Tentei autenticar em email.ifsp.edu.br e não funciona o meu e-mail acadêmico.
As páginas email.ifsp.edu.br, mail.ifsp.edu.br ou webmail.ifsp.edu.br são utilizadas apenas pelos servidores do IFSP. Os alunos devem acessar https://mail.google.com/a/aluno.ifsp.edu.br
12. Não consigo entrar no SUAP / Moodle / Outro serviço do IFSP utilizando meu e-mail acadêmico.
O e-mail acadêmico só funciona como nome de usuário nos serviços fora do IFSP (Office, Google, Teams etc).
Nos serviços oferecidos diretamente pelo IFSP (Moodle, Aurora, etc), você deve utilizar o seu prontuário como nome de usuário. Caso tenha problemas com senha, leia o item 10.
13. Sou aluno menor de idade e não consigo criar meu e-mail!
Caso seja menor de idade será necessário, após escolher seu endereço de e-mail institucional, entregar esse formulário preenchido com a autorização de seu responsável à secretaria. Se o formulário já foi preenchido no ato da matrícula, então só é pedir por e-mail para liberar. O e-mail da secretaria é
14. Tenho agora o e-mail acadêmico. Como acessar o Pacote Office 365 (Word, Excel, PowerPoint, Teams)?
Você irá precisar cadastrar seu e-mail como uma conta Microsoft. Veja como faz:
- acessar a página de login do Office 365 (clique aqui).
- utilize o seu endereço de e-mail de aluno, escolhido anteriormente, e siga as instruções enviadas para seu e-mail de aluno.
Nota: no momento, o acesso ao Office é condicionado apenas a versão em nuvem. Ainda não é possível baixar e utilizar a versão de computador.
Links úteis:
- E-mail do IFSP para alunos: é simples e rápido!
- Manual e-mail do aluno
- Reativação do e-mail do aluno
- Li tudo e não entendi. Quero mandar um "Olá, CTI!" pelo WhatsApp para perguntar.
Redes Sociais