Intercâmbio entre IFSP São João e IFSULDEMINAS em Inconfidentes
Pesquisadores da EMBRAPA, da UNICAMP, dos departamentos de Meio Ambiente das Prefeituras de São João da Boa Vista e de Águas da Prata, da CATI, da EMATER, da UFSCar e de Agricultores Assentados (Assentamento Milton Santos - Americana – SP e Assentamento Marielle Vive - Valinhos – SP), participaram de Intercâmbio em pesquisa conjunta realizada entre o IFSP São João e o IFSULDEMINAS, no campus Inconfidentes (MG).
No dia 01/09/2023, o Prof. Dr. Lincoln Amaral, coordenador do IFSP-SBV da Pesquisa Conjunta: “Produção de conhecimentos para o desenvolvimento rural sustentável: Diagnóstico, sistematização e intercâmbios entre as Redes Agroecológicas do Leste Paulista e Sul de Minas”, organizou a ida de 42 pessoas do Leste Paulista, entre as quais, pesquisadores da EMBRAPA-Meio Ambiente, da UNICAMP, dos departamentos de Meio Ambiente das Prefeituras de São João da Boa Vista e de Águas da Prata, da CATI, da EMATER, da UFSCar e de Agricultores Assentados (Assentamento Milton Santos - Americana – SP e Assentamento Marielle Vive - Valinhos – SP), ao Intercâmbio que foi realizado entre o IFSP São João e o IFSULDEMINAS no campus Inconfidentes (MG). O Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini, do IFSP São João, também participou deste Intercâmbio. Neste encontro foram discutidos os avanços dos processos de Transição Agroecológica nas duas regiões, além da troca de sementes crioulas entre os agricultores e visita à Casa de Sementes e ao Polo Agroecológico do campus Inconfidentes.
Como fruto dessa troca de experiências, surgiram novas dinâmicas, com a potencialidade de expansão da Agroecologia para distintas regiões do Leste Paulista, incluindo-se os dezesseis Municípios da Microrregião de São João da Boa Vista. Em nossa visita conhecemos o trabalho admirável realizado pelo grupo de Estudo e Pesquisa de Inconfidentes (MG) – “Raiz do Campo”, pelo grupo de Extensão de Machado (MG) – “Guardiões das Sementes” e pela “Rede de Orgânicos do Sul de Minas”. Nessa oportunidade foram expostos alguns processos de Certificação de Produtores Agroecológicos e de Agricultura Orgânica, e, sua organização em Cooperativas, que agregam consistentes Projetos de Transição Agroecológica, em dez anos de trajetória com pleno êxito.
Redes Sociais