Bacharelado em Ciência da Computação apresenta as ações de extensão desenvolvidas em 2023
Por meio de uma parceria com o Departamento de Assistência Social, via Diretora Cindy Laure G. Elídio, e apoio das coordenadoras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Resedás (Talissa Carolina) e Durval (Livia Oliveira), os alunos do Bacharelado em Ciência da Computação do IFSP - Campus São João da Boa Vista e a docente Fernanda Oliveira, da disciplina Projeto de Extensão, desenvolveram diversas atividades junto à comunidade em 2023. Entre elas destacaram-se:
- Levantar demandas na área da Computação em eventos no CRAS Resedás e no CRAS Durval;
- Realizar atividades baseadas em lógica de programação, no projeto social Garagem do Amor no Resedás;
- Realizar uma campanha de arrecadação de alimentos para o Projeto Mulheres Empoderadas do Resedás;
- Participar do evento em alusão ao Setembro Amarelo, no CRAS Durval, pontuando que a educação é um instrumento para qualidade de vida; e
- Oferecer minicursos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para atender às demandas levantadas no CRAS de ambos os bairros.
A Curricularização da Extensão, vinculada ao perfil do egresso do Bacharelado em Ciência da Computação, possibilita abordagens multidisciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares. No Projeto de Extensão de 2023, destaca-se o desenvolvimento da competência “usar criatividade e identificar as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes, atuando de forma empreendedora, holística e cooperativa no atendimento às demandas sociais”. Assim, o objetivo foi levantar demandas na área da Computação nas comunidades atendidas pelo Departamento de Assistência Social de São João da Boa Vista, por meio do contato com os representantes dessas comunidades.
Ações no Resedás
A coordenadora do CRAS Resedás, Talissa Carolina F. G. Vital, organizou uma reunião com as representantes dos projetos sociais Mulheres Empoderadas e Garagem do Amor para que os alunos e a professora Fernanda pudessem apresentar sua proposta e conhecer um pouco dos projetos realizados.
O projeto social MULHERES EMPODERADAS é um trabalho social promovido por voluntários daquela comunidade e coordenado pela senhora Valéria Aparecida Antônio, visando acolher e promover a entrega de mantimentos e demais itens, destinados exclusivamente às mulheres do Resedás, vulneráveis, de baixa condição social e financeira. O projeto tem como objetivo ajudar as que sofrem ou sofreram violência doméstica para a retomada de suas vidas.
Em uma visita posterior ao barracão, os alunos identificaram uma demanda para cursos de inclusão digital e também notaram a necessidade da arrecadação de alimentos. Além disso, as crianças que participavam da aula de skate demonstraram interesse em aprender a fazer jogos para celular. Assim, os acadêmicos aplicaram uma pesquisa de demandas com os moradores, visando verificar se teriam demandas diferentes das levantadas no Projeto Mulheres Empoderadas. Durante um evento da prefeitura, A cidade em Ação, em agosto de 2023, convidaram a comunidade para as oficinas “Criação de jogos no celular” e “Usando o celular de forma segura”. Porém, não houve procura e os cursos não foram realizados. Na semana que antecedeu o evento, os discentes organizaram uma campanha de arrecadação de alimentos no campus e nos supermercados Sanjoanense e Matielo. A campanha foi um sucesso e os alimentos forem entregues posteriormente.
Garagem do Amor
O projeto GARAGEM DO AMOR foi criado há alguns anos pela moradora Alexandra Rodrigues Tristão (tia Penélope). Ela decidiu chamar as crianças que brincavam na rua para brincarem em sua garagem, com o objetivo de tirá-las das ruas devido à criminalidade e drogas. Neste espaço, ela propõe atividades e procura passar valores e conselhos às crianças.
A primeira visita a Garagem do Amor teve o objetivo de conhecer o projeto e entender como contribuir na questão educacional. Os alunos e a professora Fernanda Oliveira participaram como jurados de uma atividade em que as crianças criaram maquetes com o tema: “Sustentabilidade é Arte”. A maquete vencedora foi criada pela Lavynya Gianelle, de 10 anos, que também escreveu uma carta contanto como planejou seu trabalho (clique aqui para ler a carta). A docente aproveitou e conversou com todos sobre o que é sustentabilidade e a importância de pequenas ações do dia a dia.
Para a segunda visita, os alunos planejaram atividades para trabalhar o desenvolvimento da lógica matemática e lógica de programação por meio de brincadeiras: confecção e campeonato de avião de papel; circuito de Jokenpô; circuito de bolinha; e passo a passo para montagem do lanche.
Atividades no Durval
A reunião do CRAS Durval, organizada pela coordenadora Livia Oliveira, contou com a participação da Assistente Social Talita Maia e do senhor Gerson, representante do bairro. Livia e Talita destacaram que possuem grupos com interesses diversos e acreditam que seria possível realizar ações de capacitação na área da computação para todos. Porém, seria prioritária a capacitação para o mercado de trabalho, visando ferramentas de automação de escritório. Já o representante da comunidade, destacou que seria interessante um curso para inclusão digital para os idosos.
Para viabilizar nova pesquisa de demanda, o IFSP-São João foi convidado a participar da ação comunitária em prol ao Setembro Amarelo, com tema “Valorizando a vida: ressignificando a história”, promovida pela Assistência Social em setembro. Além da pesquisa, a participação neste evento ressaltou que a educação é um dos instrumentos para melhoria da qualidade de vida das pessoas, uma vez que contribui para a formação e protagonismo de cidadãos conscientes com seus direitos e deveres, bem como aumenta suas chances de êxito no mundo do trabalho. Os participantes, em sua grande maioria idosos, puderam conhecer alguns projetos do campus que estavam sendo expostos e foram orientados sobre a pesquisa que os alunos realizariam. A pesquisa indicou a necessidade de conhecimentos básicos sobre informática.
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT)
As pesquisas realizadas nas ações apresentadas indicaram a demanda de cursos para Inclusão Digital e de ferramentas de automação de escritórios. Para tanto, os alunos foram divididos em 3 grupos e elaboraram o material para 3 minicursos: Inclusão Digital (5 participantes); Ferramentas de Automação de Escritórios (17 inscrições e 7 participantes); e Criação e Jogos com Scratch (49 inscrições e 20 participantes). O material elaborado pelos alunos foi posteriormente compartilhado com os participantes e pode ser acessado por meio deste link.
Acompanhe mais algumas fotos das atividades de extensão nos bairros.
Redes Sociais