Notícias à comunidade
Docente do campus São João participa de eventos sobre mudanças no Ensino médio
O docente do campus IFSP-SBV, professor Lucas Labigalini Fuini, participou nas últimas semanas de eventos de pesquisa, ensino e formação continuada que discutiram as mudanças recentes no Ensino médio, refletindo-se também sobre os impactos dessas mudanças para EPT (Educação Profissional e Tecnológica) e o Ensino médio integrado. Esses eventos se colocam em perspectiva de análise crítica no contexto da Lei nº 13.415, de 2017, que propôs o Novo Ensino médio e aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em 4 de dezembro de 2018.
O primeiro evento intitulado "A contrarreforma do Ensino Médio nas Redes Federal e estaduais no Brasil: diálogos entre pesquisas" ocorreu no dia 7/11, na Faculdade de Educação da Unicamp. As mesas-redondas trataram de questões como "as relações entre o novo ensino médio e o currículo integrado nos institutos federais"; "impactos dos novos dispositivos escolares no ensino médio"; "A contrarreforma do Ensino médio e a implementação Formação Técnica e profissional nos estados do Piauí e São Paulo". O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (GPPES), pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Saúde e Subjetividades (NETSS), com apoio da Faculdade de Educação da Unicamp e CNPq. Ministraram palestras e apresentações docentes do IFC, Unicamp, IFSP e outras instituições.
Link do evento: https://www.even3.com.br/contrarreforma-ensino-medio-no-brasil-dialogos/
O segundo evento intitulado: "Transformações no Ensino Médio e a modernização conservadora" ocorreu no dia 12/11, no IFSP - campus São Paulo. As mesas-redondas versaram sobre as temáticas "Mundo do trabalho e juventude"; "Educação profissional na França, Espanha e Brasil" e "A reforma do ensino médio no estado de São Paulo e a experiência do ensino médio nos institutos federais". O evento foi organizado por GPPS-UNICAMP, GPEP-IFSP/SRQ, IFSP, REPU (Rede Escola Pública e Universidade) e SINASEFE-SP, com apoio do CNPq. Contou com palestrantes do IFPB, IFSP, Unifesp, Unicamp, Centro Paula Souza e Unesp. Link do evento: https://sinasefesp.org.br/seminario-discute-as-transformacoes-no-ensino-medio/
Ambas as participações foram na modalidade online e, segundo o docente, foi possível obter um aprendizado e atualização importantes sobre as formas como as Reformas do ensino médio, iniciadas em 2017, têm impactado as redes de ensino, em especial a Rede federal e os Institutos federais. "Esse conhecimento é importante para se pensar em estratégias, quando da construção e atualização dos PPCs e currículos dos cursos integrados, de se buscar manter os princípios da formação integrada e da educação básica, profissional e tecnológica de qualidade e socialmente referenciada, mesmo em cenário macropolítico e macroeconômico de iniciativas de fragmentação e de precarização do ensino público", disse Fuini.
Texto: Professor Lucas Fuini
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João
Publicado em 14/11/2024
Campus promove em 21/11 evento comemorativo à Semana da Consciência Negra
No próximo dia 21/11, o Campus São João da Boa Vista e o curso de Pós em Humanidades: Ciência, Cultura e Sociedade, com apoio da Coordenadoria Sóciopedagógica (CSP), promoverão um evento alusivo ao Dia e Semana da Consciência Negra. A organização e convites partiram dos discentes do curso de Pós em Humanidades e recebeu amplo apoio do Colegiado e docentes, da CSP, CPI, DAE e DRG. A programação constará das seguintes atividades:
19h10 - 19h30 - Mesa de abertura: coordenadores e diretores
19h30 - 20h - Apresentação cultural: grupo de Maracatu "Baque Mulher", de São João da Boa Vista
20h - 22h45 - Mesa Redonda "Racismo e Saúde mental no Brasil"
Danilo Ciconi de Oliveira (Psicólogo)
Marina Fernandes Salvino Bragagnolle (Assistente Social)
Local: Auditório do Bloco C, campus IFSP-SBV
Importante destacar que o Dia da Consciência negra, 20/11, é data que remete ao aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e representa uma data e período oportuno para reflexões e iniciativas de valorização da diversidade e pluralidade racial e de combate ao racismo.
Inscrições para o evento (público interno e externo) devem ser feitas pelo link: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/11517/
Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 14/11/2025
Jabuticaba de Casa Branca é reconhecida como Cadeia Consolidada
A Cadeia Produtiva Local da Jabuticaba de Casa Branca, no estado de SP, atingiu uma importante conquista ao ser reconhecida como uma Cadeia Consolidada, o terceiro nível em uma escala de quatro estágios possíveis. Este reconhecimento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa SP Produz, marca um avanço para a valorização da produção de jabuticaba na região, destacando o potencial econômico e social da cultura e colocando a cidade em um novo patamar no cenário agropecuário nacional.
O processo de reconhecimento foi conduzido pelo professor Dr. Gilson Rogério Marcomini, do Instituto Federal de São Paulo – Campus São João da Boa Vista. O nível de Cadeia Consolidada é o terceiro de quatro níveis de desenvolvimento reconhecidos. Eles refletem a maturidade, a estrutura e a solidez das operações de uma cadeia produtiva local, englobando aspectos como organização, inovação, eficiência logística e presença de práticas sustentáveis.
A classificação indica que a cadeia produtiva da jabuticaba de Casa Branca já apresenta uma sólida estrutura organizacional, com um elevado grau de coordenação entre os diversos atores envolvidos – desde produtores até órgãos de fomento e consumidores. Além disso, reflete a implementação de práticas de produção que promovem a sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos. A cadeia produtiva também é capaz de se posicionar de forma competitiva nos mercados regionais e nacionais, buscando agregar valor ao produto e ampliar a participação no mercado, especialmente diante de uma demanda crescente por alimentos de origem rastreável e sustentáveis.
A participação do professor Dr. Gilson Rogério Marcomini foi fundamental para que a cadeia produtiva local alcançasse esse reconhecimento, através da realização de análises dos processos envolvidos na produção da jabuticaba em Casa Branca, com destaque para a importância da colaboração entre os produtores locais e derivados e todos os atores da cadeia produtiva da fruta.
A classificação traz uma série de benefícios para os produtores locais, pois possibilita maior visibilidade para novas parcerias e investimentos, tanto público quanto privados, que visam promover o desenvolvimento sustentável, bem como aumentará o interesse de consumidores que buscam produtos diferenciados e de alta qualidade.
Texto: Professor Dr. Gilson Marcomini
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 12/11/2024
Certificação ENCCEJA
Informações sobre a Certificação ENCCEJA.
Fale conosco
Tenha acesso as informações de cada setor do câmpus e como entrar em contato.
Redes Sociais