Núcleo de apoio as pessoas com necessidades educacionais específicas: NAPNE
O Núcleo de apoio as pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) foi criado dentro de um projeto do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e da Secretaria de Educação Especial (SEESP), com o objetivo de constituir Centros de Referência para garantir o acesso, permanência e saída com sucesso dessa clientela em instituições de educação profissional e tecnológica e no mundo produtivo.
Em São João da Boa Vista, o NAPNE é constituído por um grupo de servidores professores e administrativos, com o objetivo de promover na Instituição a cultura da “Educação para a convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscando a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais dentro e fora da instituição.
Este núcleo realiza ações como identificar a ausência de estrutura adequada no câmpus, e encaminhar solução de providencias; capacitação; acessibilidade, viabilização de Políticas Públicas e aquisição de equipamento que favoreçam a qualidade de aprendizagem do aluno. Todas essas ações visam colaborar na formação técnica e humana do aluno, promovendo sua inserção no mundo do trabalho, sua autonomia no exercício de direitos e na sua construção como cidadão.
Ações inclusivas
A Coordenadoria de Ações Inclusivas busca promover ações relacionadas ao ingresso, permanência e êxito dos estudantes público-alvo da Educação Especial, com a construção de uma cultura para convivência, do respeito à diversidade e da eliminação de barreiras educacionais e atitudinais para a inclusão social e educacional dos estudantes.
As atividades desenvolvidas
A Coordenadoria de Ações Inclusivas promove, entre outras ações, encontros e palestras formativas, articula parcerias com profissionais e associações/instituições/organizações que trabalhem com Inclusão Social e Educacional; realiza orientações e auxílios aos câmpus, bem como, desenvolve documentos que buscam assegurar os direitos dos estudantes com necessidades educacionais específicas.
Parceria com os câmpus
A defesa do direito dos estudantes com necessidades educacionais específicas é garantida em conjunto com os diversos profissionais dos câmpus, através de encontros por videoconfências/presenciais em que são construídos conhecimentos e ações para o melhor atendimento ao educando.
O Legal
O compromisso do IFSP com as ações inclusivas está assegurado pela legislação vigente (Lei nº 13146/2015, dentre outros documentos legais), bem como, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Resolução nº 137/ 2014.
Legislação
Normas Internacionais
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949)
Normas Nacionais
Critérios Básicos para a Promoção da Acessibilidade (Decreto 5.296/04)
Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (Resolução nº 4/09)
Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146)
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS (Decreto nº 5.626/05)
Normas Institucionais
Regulamento do NAPNE (Resolução nº137/14)
Publicações
Política Nacional da Educação Especial na Política da Educação Inclusiva (MEC, 2008)
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (MEC, 2013)
Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (MEC, 2010)
- Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa.
- Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez
- A Escola Comum Inclusiva
- O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual
- Altas Habilidades e Superdotação
- Os Alunos com Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira
- Livro Acessível e Informática Acessível
- Orientação e Mobilidade, Adequação Postural e Acessibilidade Espacial
- Surdocegueira e Deficiência Múltipla
- Transtornos Globais do Desenvolvimento
Coleção: Projeto Escola Viva - Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola (MEC, 2005)
Documentos Institucionais
Boletim Informativo - Avaliação em Educação Inclusiva
Instrução Normativa PRE/IFSP Nº 001, de 20 de março de 2017
Instrução Normativa PRE/IFSP Nº 001, de 20 de março de 2017 - Anexos
Equipe do Napne
De acordo com a Portaria SBV.056/2022, a equipe do NAPNE é composta por:
Flavia Miranda Ferreira Coordenadora
Marcio Roberto Martins Diretor Adjunto Educacional
Giseli de Souza Lucas Pedagogo
Daniella Araujo Facchini Viana Assistente Social
Sandra Monica Chaves Souza Psicólogo
Ketura Ventura Moraes Pinheiro Técnico em assuntos educacionais
Lucas Delbello Santos Tradutor-intérprete de LibrasPortuguês
Debora Alberta Bussiman Gomes Representante Discente - PAEE
Augusto Lelis Perez Representante Discente
Gabriel Gião Donassan Representante Discente
João Hermano Silva dos Santos Representante Discente
Nicholas Meizikas Pego Representante Discente
Andreza Aparecida Barbosa Representante Docente
Hélio Sales Rios Representante Docente
Menoti Borri Representante Docente
Renato Chaves Souza Representante Docente
Claudia Galdino Compri Goncalves Representante CRA
Jesse Poiatti Representante CEX
Paulo Ricardo Mancini Representante CTI
Danilo Alves Rodrigues Representante CAE
Emiliane Urtado Silvantos Representante CBI
Denilson Wagner Zaidan Representante DAA
Redes Sociais