Página inicial > Biblioteca > Portal Periódicos Capes > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Campus São João atuará em Telecentro com cursos diversos

Campus São João atuará em Telecentro com cursos diversos

• Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 07h19
  • Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 08h14

Telecentro para inclusão digital e capacitação já é realidade em São João da Boa Vista

Na tarde desta quinta-feira, 4 de julho, foi inaugurado o Telecentro para promover a inclusão digital e educacional, com a oferta de capacitação nas áreas de tecnologia e emprego, como curso básico para uso de computadores, acesso à internet, edição de textos, elaboração de currículos, acesso a serviços públicos, entre outros. O local é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Federal de São Paulo – Campus São João da Boa Vista.

A prefeitura é a responsável pela cessão do espaço que fica localizado no Terminal Rodoviário (no antigo AcessaSP). Já o Instituto Federal forneceu os equipamentos e atuará com instrutor(es) e ações formativas. O projeto será gratuito e para uso da comunidade. Isso inclui capacitar para o acesso e navegação, na busca pela democratização ao mundo digital.

Para o diretor geral do Campus São João, professor Diego Valente, desde 2021 o instituto destaca-se buscando parcerias, com o cursinho popular, camerata, entre outros. “É uma forma de devolvermos à comunidade tudo que desenvolvemos dentro da instituição, cumprindo nosso papel social e sendo entes transformadores por meio da educação de qualidade. Acreditamos que o projeto será um sucesso”. WhatsApp Image 2024 07 04 at 09.18.29

Conheça os primeiros cursos a serem realizados

Dois alunos inicialmente atuarão nas atividades, orientados por seus docentes. Umas das primeiras ações é o Vem Conectar, coordenado pelo professor Vagner Renato Rovani. Segundo ele, há a possibilidade de se atender uma média de 140 pessoas dia no espaço público, desenvolvendo as habilidades digitais, principalmente junto à população de baixa renda que não tem tais oportunidades. “Também nos proporcionará a melhor formação de nossos alunos no atendimento, planejamento, coordenação de cursos, ensino entre outras funções”, completou.

O acordo entre as partes havia sido assinado em março de 2024, quando se iniciaram os trabalhos de reforma do local e estruturação das capacitações.

Para a servidora, Priscila Cabreira de Freitas, coordenadora do acordo  e do projeto Lab MovIF, “o telecentro irá promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos sanjoanenses por meio de ações formativas,  em uma localização estratégica, para que até mesmo os moradores de bairros distantes possam utilizar os serviços”.

Ascom - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 05/07/2024