Página inicial > Bacharelados > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Vem aí a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 do IFSP São João

Vem aí a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 do IFSP São João

De 02 a 05 de outubro, o IFSP São João estará de portas abertas!

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 16h09
  • Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 16h12

semana tecnologia

O IFSP promove, entre os dias 02 e 05 de outubro, uma programação integrada totalmente virtual para a 21ª. edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano tem como tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para este ano é "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais". Conforme o MCTI, " Essa escolha representa o comprometimento em abordar questões cruciais relacionadas à biodiversidade, que é única no nosso país, comparando a riqueza de conhecimentos tradicionais, respeitando esse conhecimento e explorando o papel transformador da tecnologia social"

A SNCT tem por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Neste ano, o evento tem a proposta de mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

A programação, coordenada pela campus São João da Boa Vista, contempla palestras e mesas redondas com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas. Todos os participantes terão direito a certificado ao realizar inscrição prévia.

O Campus São João da Boa Vista do IFSP apoiará a programação geral e também oferecerá uma programação específica ampla e variada, considerando a demanda dos cursos, projetos e grupos de extensão e pesquisa do câmpus. Essas atividades estão sendo organizadas pela Coordenadoria de Extensão (CEX) do campus, com apoio da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI), Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI),  Coordenadoria de Manutenção, Almoxarifado e Patrimônio (CAP), Diretoria Adjunta Educacional (DAE) e Diretoria Geral (DRG).

Em todos os dias da SNCT, alunos das escolas públicas e privadas da região, nos períodos da manhã e tarde, farão visitas ao campus em nossas salas temáticas, cujo material apresentado são trabalhos realizados ao longo do ano por nossos alunos:

Mostra e oficina do projeto de extensão da disciplina SBVFEX1 Introdução ao Desenvolvimento de Jogos 2D e 3D usando a Engine Raylib
Feira de ciências FeminIF: conscientização sobre assédio sexual no ambiente escolar
Projetos do curso Bacharelado em Ciência da Computação Mesa Redonda – Agricultura Natural em São João da Boa Vista e Região
Lógica Aplicada à Computação Ensinando Química na Cozinha: Fermentação
Women in STEM. Mulheres na Ciência. Engenharia na Indústria: Uma conversa sobre carreira e os desafios do Mercado de trabalho.
Corrida interativa Cabos Elétricos para Automação Industrial - Conceitos e Aplicações.
Placar Eletrônico Jogos pedagógicos para o ensino de ciências
Evolução dos computadores Primeiros Passos na Godot: Construa seu próprio jogo.
Projeto Integrador: Apresentação dos projetos do curso TMSI. Roda de Conversa: Violência de gênero e assédio sexual/moral no meio acadêmico
Mostra de projetos desenvolvidos na AIE de 2024 Experimentos matemáticos
Karaoke

Foram planejadas diversas atividades e minicursos que podem ser realizados por toda a comunidade de São João da Boa Vista e região. De 02 a 05 de outubro, o IFSP São João estará de portas abertas, para receber à comunidade de São João da Boa Vista (escolas, empresários e população) para visitar os laboratórios temáticos com trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos, professores e servidores do IFSP-SBV.

Confira a programação completa (clicando nas abas) e se inscreva para receber a certificação das atividades: