Curso de Informática tem aula baseada em Metodologia Ativa sobre Civilizações
No âmbito da disciplina de História, turma do 2º ano em Informática, o docente Lucas Fuini realizou uma proposta avaliativa com o tema "Civilizações e Povos da Antiguidade", baseada na metodologia ativa de "Ensino por Estações" e "Rotação por Estações". A turma foi dividida em equipes e cada uma pesquisou uma civilização (Hebreus e Fenícios, Pérsia, Grécia, Egito, Índia, China, Roma, Islâmicos, África subsaariana) e construiu um Infográfico de síntese sobre a temática estudada.
Durante a aula, os alunos se revezavam entre apresentar o trabalho aos outros estudantes e visitar as outras estações para conhecer e aprender com o trabalho dos colegas. "Essa metodologia contempla desenvolvimento de iniciativa e habilidades de pesquisa, contextualização, síntese e sistematização pelos discentes, propiciando desenvolvimento de competências como autonomia e consciência crítica", explicou Fuini.
O feedback com os discentes mostrou que a atividade foi válida e mobilizou todos os grupos em geral, sugerindo-se adequações em relação ao tempo de preparação disponível e espaço físico para consecução.
Redes Sociais