Página inicial > Publicações > Egressos de Licenciatura do IFSP Campus São João são aprovados em concurso do estado de São Paulo

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2024, 12h41
  • Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 08h04

Três egressos do IFSP - Campus São João da Boa Vista foram aprovados em um concurso público do estado de São Paulo, para docência. Giovana da Silva Rovaron Borges, cursou Licenciatura em Ciências Naturais: habilitação em física e foi aprovada como professora para a Escola Estadual Cândida Rita da Silva Paulo, em São Paulo.

WhatsApp Image 2024 10 08 at 12.01.331Já Bruno Murilo de Oliveira da Silva e Mariana Lubarino Vilas Boas cursaram Licenciatura em Ciências Naturais: habilitação em química. Todos os três fazem parte da primeira turma de licenciatura do campus. Bruno foi aprovado para a Escola Estadual Cosme de Faria Major, em São Paulo. Já Mariana, foi aprovada para a Escola Estadual Francisco João Leme, de São José dos Campos.  Todos os ex-alunos foram aprovados para a disciplina de Ciências.WhatsApp Image 2024 10 08 at 12.01.32

Segundo Mariana, há mais de 10 anos a rede estadual paulista estava sem concurso, que foi realizado em 2023. Mariana e Bruno já atuam como docentes há um tempo, mas estavam como contratados. Ela destaca que “o Instituto Federal foi essencial para o seu desenvolvimento profissional e para todas as conquistas que vieram posteriormente. Durante a graduação, tive a oportunidade de participar do programa de iniciação científica oferecido pelo IFSP, o que contribuiu significativamente para a minha evolução acadêmica e pessoal. Recentemente, concluí uma especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, também ofertada pelo IFSP. Há cinco anos, atuo como professora na rede estadual de São Paulo, e agora celebro a aprovação em um concurso público”.

Giovana Borges disse que participar do concurso foi uma experiência desafiadora e enriquecedora. “Desde o início, a preparação exigiu muito esforço e dedicação, mas cada etapa me proporcionou aprendizado e crescimento pessoal. Fiquei imensamente feliz ao ser aprovada e, agora, estou ansiosa pela posse na Diretoria de Ensino da Zona Leste 2, de São Paulo”.WhatsApp Image 2024 10 08 at 12.01.33

A ex-aluna teve a oportunidade de participar no IF de um projeto de extensão destinado ao ENEM, que, segundo ela, proporcionou uma visão prática e a preparou para os desafios do ensino. “Logo após essa experiência, consegui entrar no Estado como contratada e, hoje, com grande satisfação, sou efetiva. Inicialmente, lecionei na escola regular e, atualmente, estou no segundo ano lecionando no PEI (Programa de Ensino Integral). O Campus São João desempenhou um papel fundamental na minha formação. As aulas, as professoras e o ambiente acolhedor me ajudaram a desenvolver não apenas habilidades pedagógicas, mas também uma visão crítica e comprometida com a educação”, destacou.

Bruno explicou que durante o curso teve muito contato com diversas escolas. "Foi muito legal todos os aprendizados que o IF me forneceu. Consegui desenvolver habilidades que hoje aplico em sala de aula. Tivemos uma base excelente e só agradeço a oportunidade que o instituto me deu", disse.

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 10/10/2024