Projeto "Computador Amigo” realiza a primeira entrega de computador
Os professores Leandro Modesto e Paulo Renato Gavião, junto ao diretor adjunto educacional, Marcio Martins, realizaram a primeira entrega do “Computador Amigo” no dia 07 de maio
Registro da primeira entrega (07/05/2023): à esquerda: o diretor adjunto Marcio Martins; centro: aluna contemplada; à direita, prof. Leandro Modesto
Sobre o projeto:
Segundo o coordenador do curso, Paulo Renato Gavião, o idealizador do projeto foi o diretor-geral, prof. Diego Valente. Nesse sentido, o parabeniza pela iniciativa e ações que estão desenvolvidas no andamento do projeto.
O projeto Computador Amigo tem como objetivo fomentar a solidariedade, oferecendo a interface entre membros da comunidade assistida pelo IFSP - Câmpus São João da Boa Vista. Desse modo, estão previstas ações de solidariedade, inclusão digital, promoção social, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e prática profissional, por meio da doação de computadores que não apresentam utilidade ao proprietário original ou que, pelo avanço tecnológico, tornou-se obsoleto para as aplicações nas quais, originalmente, foram adquiridos.
Nesse contexto, o equipamento será preparado para depois ser direcionado a quem necessita. Em suma, o IFSP-SBV assumirá o papel de recebedor das intenções de membros da comunidade que deseja doar computadores (derivados ou periféricos), doravante DOADOR e, após a triagem das informações para compatibilizar com as necessidades (apresentadas por indicadores sociais), coletará essas doações e ainda, preparará o equipamento para ser doado a um membro da comunidade, doravante RECEBEDOR, que apresenta vulnerabilidade social, conforme seleção e definição da Coordenadoria Sociopedagógica.
Para participar do projeto, o estudante interessado deverá contatar o coordenador do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática através do e-mail:
Participantes do projeto:
Docentes:
Prof. Paulo Renato de Oliveira Gavião
Prof. Leandro Modesto Rodrigues Junior
Prof. Vágner Renato Rovani
Discentes:
Vander Welazkez Lopes Câmara Carneiro
Guilherme Montouro Aparecido
Alisson Wesley Garcia Costa
Apresentação
O Projeto Computador Amigo tem o objetivo de fomentar a solidariedade, oferecendo a interface entre membros da comunidade assistida pelo Campos do IFSP de São João da Boa Vista-SP, doravante IFSP-SBV. Para isso, o principal intuito do projeto é o desencadeamento ações de: solidariedade, inclusão digital, promoção social, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e prática profissional, por meio da doação de computadores que não apresenta utilidade ao proprietário original ou que, pelo avanço tecnológico, tornou-se obsoleto para as aplicações nas qual originalmente foram adquiridos. Neste contexto, o equipamento será preparado para depois ser direcionado à quem necessita.
Em suma, o IFSP-SBV assumirá o papel de recebedor das intenções de membros da comunidade que deseja doar computadores (derivados ou periféricos), doravante DOADOR e, após a triagem das informações para compatibilizar com as necessidades (apresentadas por indicadores sociais), irá coletar essas doações e ainda, preparar o equipamento para ser doado a um membro da comunidade, doravante RECEBEDOR, que apresente vulnerabilidade social, conforme seleção e definição do Departamento Sócio Pedagógico do IFSP-SBV.
Justificativa
A necessidade de execução do presente projeto se dá pela indução do desencadeamento das ações de: solidariedade, inclusão digital, promoção social, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e prática profissional, a fim de prover ao:
- Aluno necessitado do IFSP-SBV (Recebedor): a ferramenta educacional computador para auxilio no desenvolvimento da sua formação acadêmica/profissional,
- Membro da comunidade proprietário do equipamento a ser doado (Doador): a oportunidade de direcionar seu equipamento informático em desuso para um fim social,
- Aluno dos cursos de tecnologia do IFSP-SBV que irá atuar na preparação do equipamento a ser doado: a oportunidade de prática profissional em ambiente real e com fim social, promovendo além das habilidades técnica, os valores motivacionais necessários para seu engajamento social.
Da Solidariedade
Desde a primeira informação processada por um sistema computacional, a sociedade presencia um acelerado avanço tecnológico jamais visto em toda história da humanidade, surgindo a cada instante novos sistemas, programas, atualizações, aplicativos e necessidades que deverão ser atendidas por novos avanços tecnológicos ainda a surgir. Este fato que, de
maneira geral, leva a sociedade a adquirir novos hardwares que compatibilizem com essas novas aplicações e atualizações, apresenta como consequência a classificação de “inservível” para o antigo hardware substituído.
No entanto, este computador obsoleto e/ou inservível, muitas vezes ainda possui uma vida útil desde que aplicado a um propósito específico. Para estes casos é que as ações do Projeto Computador Amigo são essenciais. Haja vista que, atualmente, qualquer formação em qualquer área da ciência, necessita como recurso educacional a informática e, estes recursos, não fundamentalmente, deveriam estar unicamente disponíveis durante as aulas presenciais e nos laboratórios do IFSP-SBV, mas também, durante os estudos em casa, após o período de aulas presenciais e nos finais de semana, feriados e férias escolares.
Muitos alunos do IFSP-SBV possuem computadores em suas casas, fato este que torna perceptível uma real melhora na assimilação do conteúdo ministrado presencialmente e ainda, permite ao aluno estender seus estudos, indo além do ministrado pelo professor e, até mesmo, expandir o seu currículo com a participação de treinamentos e cursos na modalidade à distância. Toda essa vantagem e benefício estão diretamente relacionados com a condição de possuir um computador em casa, problema que será resolvido com o Projeto Computador Amigo.
Então, o membro da comunidade que possuí um computador em desuso, que por muitas vezes está “encostado” sem qualquer finalidade, poderá se tornar um DOADOR e, esse computador, assim como um dia o beneficiou durante seu desenvolvimento acadêmico, poderá, por meio do projeto, ser fundamental para a educação, aprendizado e desenvolvimento de um aluno do IFSP-SBV. Tal ato de solidariedade, com certeza, causará neste RECEBEDOR a gratidão que irá promover a oportunização devolutiva para a sociedade.
Da Inclusão Digital
A Inclusão Digital, ou Democratização do Acesso às Tecnologias da Informação se tornará ainda mais efetiva com o Projeto Computador Amigo, isto porque, o aluno do IFSP- SBV poderá estender seus estudos no ambiente domiciliar, durante os finais de semana, durante as férias e ainda, no momento que considere de maior capacidade cognitiva. Além disso, fatalmente, outros residentes domiciliar deste aluno poderão se beneficiar deste equipamento e, com isso, a promoção da inclusão digital em todo o contexto familiar estará viabilizada.
Da Promoção Social
Dentre as principais ações do IFSP-SBV está a de capacitação profissional por meio dos cursos tecnológicos. Somado a esse processo educativo, a responsabilidade de inserção de nossos alunos no mercado de trabalho pode ocorrer de diversas maneiras, dentre elas está o desenvolvimento da habilidade empreendedora presente nos diversos cursos ministrados pelo IFSP-SBV. Pois bem, o Projeto Computador Amigo, por meio a promoção de um computador para o aluno necessitado, estará também oferecendo inúmeras oportunidades empreendedoras, já que no atual contexto globalizado, a internet e a informática são atualmente a maior promotora de oportunidades de crescimento econômico. Por isso, a promoção social está no oferecimento de alternativas de trabalho e de renda para o beneficiário deste equipamento.
Do Desenvolvimento Sustentável
O Fundo Mundial da Natureza (World Wide Fund for Nature - WWF) define desenvolvimento sustentável como aquele capaz de atender as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras, no que tange o consumo dos recursos naturais do planeta terra. Dessa maneira, a ação de direcionamento de computadores, ora em desuso para uma nova aplicação, garante uma sobrevida para esse equipamento que, na inexistência do projeto, poderia ser descartado e não reutilizado.
Da Preservação Ambiental
A ainda uma premente necessidade de aumentar os canais de desfazimento de equipamentos tecnológicos e, tão importante quanto, a necessidade de canais que realizem a reciclagem específica que cada parte de equipamentos tecnológicos necessita. Infelizmente, esses canais, quando existem não são devidamente divulgados ou, por força maior no que tange a rotina e pressa da vida produtiva, não há tempo ou prioridade para este ato de direcionar o item tecnológico para o seu devido lugar, muitas vezes culminando no descarte irregular do bem tecnológico.
É neste contexto que a ação de indicar, após a triagem, o melhor fim para equipamentos não aproveitados que o Projeto Computador Amigo torna-se também fundamental. Por isso, caso o equipamento que DOADOR ofereceu apresente defeitos incorrigíveis no todo ou em partes, essas serão encaminhadas ao centro de reciclagem específico na cidade de São João da Boa Vista ou, caso ocorra a não aprovação do item ainda no formulário, o DOADOR receberá as orientações de como proceder com o encaminhamento do equipamento ao local de coleta de lixo tecnológico.
Da Prática Profissional
Os alunos dos cursos de tecnologia informática do IFSP-SBV possuem em sua trajetória acadêmica diversas disciplinas prática de manutenção de computadores, tais disciplinas simulam ambientes problemas para instigar a construção de conhecimento. No entanto, é fato que a prática real de uma atividade profissional traz um maior significado, responsabilidade e valores motivacionais para o aluno e é ai que o Projeto Computador Amigo irá contribuir para a formação desses futuros profissionais.
Finalidade
Promover a interface de doação de computadores entre membros da comunidade assistida pelo IFSP-SBV. Atender inicialmente a necessidade dos alunos apontados como de extrema vulnerabilidade do IFSP-SBV, posteriormente as necessidades de alunos que não possuem computadores em suas residências e que não possuem condição financeira para a aquisição. Na sequência, atender a comunidade assistida pelo IFSP-SBV, tendo como foco o setor apontado pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista-SP
Condições gerais - logística
O Projeto Computador Amigo terá seu início por meio do “CONTATO” inicial que se dará após a manifestação do DOADOR em formulário específico na Internet. Posteriormente, ocorrerá a triagem do equipamento ainda no formulário preenchido eletronicamente que irá despertar o contato direto do coordenador do Projeto com o DOADOR para a combinação da maneira de “COLETA” do equipamento, preferencialmente, está coleta poderá ser feita pelo DOADOR com a entrega o equipamento nas dependências do IFSP-SBV e ainda, aproveitando a viagem para conhecer o Campus e a sua estrutura de apoio a educação. Caso o DOADOR não tenha condições para a entrega do equipamento, um agendamento será efetuado para a retirada no local definido pelo DOADOR.
Na sequência, o equipamento passará por uma “RESTAURAÇÃO”. Tal procedimento será praticado pelos alunos do IFSP-SBV com a orientação dos professores. Podem acontecer imprevistos como, por exemplo, a descoberta de partes danificadas no equipamento doado (exemplo: placas, memórias, discos rígidos, dentre outros), fato este que conduzirá a montagem de computadores com partes funcionais de outros.
Por isso, ao DOADOR cabe a consciência de que o seu equipamento poderá não ser mais o mesmo, e que, poderá beneficiar o RECEBEDOR ou vários RECEBEDORES com a separação e distribuição de suas partes funcionais. Por isso, cabe ao DOADOR também a consciência do ato irreversível e irrevogável (seja em qualquer hipótese) do computador doado, e com isso, a consciência da exclusão/isenção de responsabilidades do IFSP-SB ou do RECEBEDOR após iniciado o processo de doação.
Com o computador em perfeito estado de funcionamento, o RECEBEDOR será notificado e o ato de doação será concluído, com todos os detalhes informados no Portal do IFSP-SBV. Por fim, a “VITÓRIA” é alcançada e, todos os envolvidos estarão conscientes do bem promovido.
Condições de participação
- Do DOADOR
Para se tornar um DOADOR do Projeto Computador Amigo basta ser maior de idade, proprietário do computador à ser doado, realizar o cadastro no formulário eletrônico, aceitar e ter a consciência:
- Dos Termos do Projeto Computador Amigo;
- Dos Deveres e Responsabilidades do DOADOR e
- Do Termo de Doação do Projeto Computador Amigo (Anexo I).
- Do RECEBEDOR
Para se tornar um RECEBEDOR o candidato deve conhecer as prioridades de atendimento do Projeto Computador Amigo e, principalmente não possuir nenhum computador em sua residência. Também deve aceitar e ter a consciência:
- Dos Termos do Projeto Computador Amigo;
- Dos Deveres e Responsabilidades do RECEBEDOR e
- Do Termo de Recebimento e Compromisso do beneficiário do Projeto Computador Amigo (Anexo II).
As prioridades de atendimento do Projeto são:
Alunos de extrema vulnerabilidade social: Inicialmente como um Aluno do IFSP-SBV classificado em situação de extrema vulnerabilidade, tal classificação é de responsabilidade do Departamento de Sócio Pedagógico do Campus do IFSP-SBV.
Alunos com comprovada incapacidade financeira de aquisição de computador: o Aluno deverá se cadastrar no departamento sócio pedagógico e apresentar as comprovações solicitadas que, diante a maior necessidade, irá classifica-lo na posição hierárquica para o recebimento do computador.
Membros da comunidade indicados pelo Departamento Social e Econômico do Município de São João da Boa Vista-SP: O membro da comunidade assistida pelo IFSP-SBV será apontado pelo Departamento Social e Econômico do Município, tendo como organização hierárquica o momento de apontamento (data e hora ou lista pré-estabelecida pelo setor).
Deveres e responsabilidades do doador
- Cabe ao DOADOR conhecer e sanar qualquer dúvida relativa ao Projeto Computador Amigo, antes mesmo de manifestar-se interessado em participar do Projeto;
- O DOADOR, ao se manifestar com o interesse de doação, aceita automaticamente todas as diretrizes definida pelo Projeto Computador Amigo, sendo este ato formalizado por meio do “Termo de Doação do Projeto Computador Amigo (Anexo I)”, está formalização será de caráter irrevogável e irreversível;
– O DOADOR torna-se consciente e “de acordo” com a possível necessidade de divisão de seu equipamento em partes funcionais, neste caso, para atender a restauração de outros computadores. Tal situação corrobora com o definido no item 6.2.
- O DOADOR deverá ser maior de idade e o Proprietário do Computador ou Periférico alvo da doação, sendo que, a irregularidade nesta apresentação poderá acarretar apontamento de falsidade ideológica;
– Deve o DOADOR ter o conhecimento e aceitabilidade sobre o papel do IFSP-SBV neste Projeto Solidário, o papel de somente viabilizar a promoção da solidariedade, desta forma, a promoção da solidariedade está diretamente atrelada ao DOADOR, que por sua vez, garantirá ter a consciência do benefício promovido ao RECEBEDOR e para o desenvolvimento social. Esta consciência corrobora o item 6.3;
– Cabe ao DOADOR o acompanhamento do processo de doação, que será divulgado oportunamente no Portal do IFSP-SBV;
– É vedado ao DOADOR a promoção de qualquer benefício financeiro para si ou para outrem, isenção de qualquer tipo de impostos, ou qualquer tipo de associação com direta ou indiretamente a qualquer situação extrínseca a finalidade do Projeto, antes, durante ou após o processo de doação. Desta forma, a participação no Projeto Computador Amigo visa somente a solidariedade e nada mais.
Deveres e responsabilidades do IFSP-SBV
- – Cabe ao IFSP-SBV à organização, orientação e transparência das atividades do Projeto Computador Amigo;
- – Assessorar, a pedido do DOADOR e RECEBEDOR, com informações detalhadas sobre o Projeto, assim como os tramites até a conclusão de cada processo de doação;
- – Fomentar a divulgação do Projeto Computador Amigo aliado à necessidade de doações;
- – Restaurar o Computador com o máximo de empenho e, deixá-lo apto para a utilização de maneira comprovada junto ao RECEBEDOR no momento que antecipa a entrega e assinatura do Termo de Recebimento e Compromisso do beneficiário do Projeto Computador Amigo (Anexo II);
- – Divulgar os resultados do Projeto no portal do IFSP-SBV.
Deveres e responsabilidades do recebedor
– Não possuir computador e estar devidamente cadastrado e sem débito no Departamento Sócio Pedagógico do IFSP-SBV (no caso primário de prioridade - aluno do IFSP-SBV, de extrema vulnerabilidade do IFS-SBV);
– Não Possuir computador e estar devidamente cadastrado e sem débito no Departamento Sócio Pedagógico do IFSP-SBV (no caso de secundário de prioridade – aluno do IFSP-SBV, sem condições financeiras de aquisição de computador);
– Estar cadastrado do Departamento de Desenvolvimento Social e Econômico da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista-SP (no caso de membro da comunidade assistida pelo IFSP- SBV);
– Aceitar e assinar o Termo de Recebimento e Compromisso do beneficiário do Projeto Computador Amigo (Anexo II) após os testes de funcionalidade do computador a ser doado;
– Reconhecer que o processo de doação tem término com a assinatura do Termo de Recebimento e Compromisso do beneficiário do Projeto Computador Amigo, após a responsabilidade de preservação do computador estará a cargo do RECEBEDOR;
– Garantir a devolução do computador, caso o RECEBEDOR abandone o curso sem motivo plausível, por isso, cabe ao RECEBEDOR a preservação do computador, sendo vetado a sua venda, doação, desfazimento ou qualquer ato que altere as condições da doação (salvo para manter o seu funcionamento ou atualização);
– Reconhecer que o equipamento somente será de propriedade do RECEBEDOR quando este concluir o seu vinculo com o IFSP-SBV, seja por aprovação, jubilo, reprovação, ou trancamento de matrícula por força maior (doença, invalidez, mudança de cidade, etc) e motivo plausível (exceto a mera desistência por qualquer motivo).
Transparência
O andamento do Projeto Computador Amigo poderá se acompanhado pelo portal do IFSP-SP (endereço eletrônico: https://www.sbv.ifsp.edu.br/cursos/64-ensino/cursos/266-tecnico-em-manutencao-e-suporte-em-informatica), minimanenete com as seguintes informações:
Equipamentos arrecadados (quantidade/especificações/primeiro nome do DOADOR) Equipamentos preparados (quantidade/especificações)
Recebedores Atendidos (nomes/curso/período)
Redes Sociais