Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Organizacional > CSP > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Jabuticaba de Casa Branca é reconhecida como Cadeia Consolidada
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Jabuticaba de Casa Branca é reconhecida como Cadeia Consolidada

  • Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2024, 08h54
  • Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2024, 09h07
  • Acessos: 516

jabuticaba 1724378950590A Cadeia Produtiva Local da Jabuticaba de Casa Branca, no estado de SP, atingiu uma importante conquista ao ser reconhecida como uma Cadeia Consolidada, o terceiro nível em uma escala de quatro estágios possíveis. Este reconhecimento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa SP Produz, marca um avanço para a valorização da produção de jabuticaba na região, destacando o potencial econômico e social da cultura e colocando a cidade em um novo patamar no cenário agropecuário nacional.

O processo de reconhecimento foi conduzido pelo professor Dr. Gilson Rogério Marcomini, do Instituto Federal  de São Paulo – Campus São João da Boa Vista. O nível de Cadeia Consolidada é o terceiro de quatro níveis de desenvolvimento reconhecidos. Eles refletem a maturidade, a estrutura e a solidez das operações de uma cadeia produtiva local, englobando aspectos como organização, inovação, eficiência logística e presença de práticas sustentáveis.

A classificação  indica que a cadeia produtiva da jabuticaba de Casa Branca já apresenta uma sólida estrutura organizacional, com um elevado grau de coordenação entre os diversos atores envolvidos – desde produtores até órgãos de fomento e consumidores. Além disso, reflete a implementação de práticas de produção que promovem a sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos. A cadeia produtiva também é capaz de se posicionar de forma competitiva nos mercados regionais e nacionais, buscando agregar valor ao produto e ampliar a participação no mercado, especialmente diante de uma demanda crescente por alimentos de origem rastreável e sustentáveis.

A participação do professor Dr. Gilson Rogério Marcomini foi fundamental para que a cadeia produtiva local alcançasse esse reconhecimento, através da realização de análises dos processos envolvidos na produção da jabuticaba em Casa Branca, com destaque para a importância da colaboração entre os produtores locais  e derivados e todos os atores da cadeia produtiva da fruta.

A classificação traz uma série de benefícios para os produtores locais, pois possibilita maior visibilidade para novas parcerias e investimentos, tanto público quanto privados, que visam promover o desenvolvimento sustentável, bem como aumentará o interesse de consumidores que buscam produtos diferenciados e de alta qualidade.

Texto: Professor Dr. Gilson Marcomini
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 12/11/2024
Fim do conteúdo da página