CEPIMATE será instituído e terá sede no Câmpus São João da Boa Vista
O CEPIMATE envolverá pesquisadores dos câmpus do IFSP de Itapetininga, Guarulhos, São João da Boa Vista e São Paulo, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de São João da Boa Vista, e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
A proposta para criação do Centro de Pesquisa e Inovação em Materiais e Estruturas (CEPIMATE) foi contemplada, no último dia 27 de outubro, pelo Edital nº 329/2021, de fomento para criação de Centros de Pesquisa e Inovação no IFSP. O CEPIMATE envolverá pesquisadores dos câmpus do IFSP de Itapetininga, Guarulhos, São João da Boa Vista e São Paulo, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de São João da Boa Vista, e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). De acordo com a proposta, no início serão 20 pesquisadores participantes de, no conjunto, seis Grupos de Pesquisa (GP) cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):
- Grupo de Pesquisa em Materiais e Projetos (GPMP)
- Grupo de Pesquisa em Estruturas, Manufatura e Materiais (GPEM2)
- Center for Advanced and Sustainable Technologies (CAST)
- Grupo de Pesquisa em Usinagem e Fabricação Mecânica (USIFAM)
- Grupo de Pesquisa em Nano Materiais e Meio Ambiente (NANOMA)
- Grupo de Pesquisa em Detecção e Análise de Sinais (GPDAS)
O Centro terá como foco viabilizar a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de inovação intrainstitucionais e interinstitucionais, promovendo o uso mais eficiente de recursos humanos e materiais do IFSP e das instituições parceiras. Ele terá a estrutura organizacional representa na Fig. 1, com um Comitê Gestor (CG) que terá como atribuição gerenciar o funcionamento do Centro, sendo ele o responsável por criar mecanismos e ações que promovam a realização de atividades conjuntas entre os pesquisadores do CEPIMATE.
Figura 1. Organograma no CEPIMATE.
As linhas de pesquisa do CEPIMATE serão três: (1) caracterização de materiais e de superfícies; (2) desenvolvimento de novos materiais e de processos de manufatura; e (3) engenharia de estruturas e de ciclo de vida.
No geral, os problemas dos diferentes ramos industriais a serem tratados no CEPIMATE serão das áreas de metal-mecânica, óleo e gás, agronegócio, aeronáutica e aeroespacial, energia, dentre outras.
Redes Sociais