Página inicial > Calendários Acadêmicos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Palestra no IFSP abordou estratégias para construção de aplicações escaláveis

Palestra no IFSP abordou estratégias para construção de aplicações escaláveis

Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 11h35 | Acessos: 1278

No dia 5 de junho, o IFSP recebeu Letícia Hissae, ex-aluna do Campus e desenvolvedora da Nubank, para uma palestra sobre microserviços. Com mais de 120 participantes, o evento proporcionou visão ampla e prática sobre desenvolvimento de software e a oportunidade para o público conversar com a palestrante sobre desenvolvimento profissional.

No último dia 5 de junho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) recebeu Letícia Hissae que proferiu uma palestra sobre a construção de aplicações comerciais escaláveis para um público de mais de 120 pessoas.

Letícia é ex-aluna do Campus São João da Boa Vista e atualmente desenvolvedora na Nubank. Com o tema "Construindo aplicações comerciais escaláveis: estratégias para sistemas distribuídos e microserviços", a palestra atraiu alunos do ensino médio, ex-alunos, estudantes do ensino superior e pessoas interessadas em tecnologias. O evento proporcionou uma visão ampla e prática sobre como projetar e implementar aplicações escaláveis em ambientes distribuídos utilizando microserviços. Além disso, foi uma oportunidade para o público conversar com a palestrante sobre carreira e desenvolvimento profissional.

Durante o evento, Letícia compartilhou sua experiência acadêmica no IFSP e como essa base contribuiu para sua trajetória profissional. Ela enfatizou a importância de adquirir conhecimentos teóricos e práticos, destacando a relevância na resolução de problemas enfrentados em sua rotina de trabalho.

Adryel, aluno do 4º ano do ensino médio integrado em informática revelou a inspiração e a motivação que a palestra lhe proporcionou: "Achei o tema muito legal, por conhecer microserviços e ver que eles são importantes no contexto de grandes sistemas. Ouvir as experiências da Letícia também foi muito legal. É muito bom saber que uma pessoa estava aonde a gente está hoje, fez superior aqui no campus, se esforçou e chegou aonde ela chegou. Isso ajuda muito a gente ter foco, motivação e perceber que também somos capazes".

Já Felippe Ciacco, ex-aluno do nosso campus e que agora trabalha na área de desenvolvimento, ressaltou a relevância do tema abordado: "É um tema bastante complicado, principalmente por saber quando escolher uma determinada arquitetura, padrão ou tecnologia. Por isso, o conteúdo apresentado na palestra foi muito relevante. Sobre a Letícia, é muito gratificante ver seu esforço sendo recompensado, tenho certeza que ela, com toda sua trajetória na área, está colhendo os frutos dos seus estudos e experiências".

A palestra fez parte das atividades do curso de Ciência da Computação e se constitui em uma ação do IFSP para complementar a formação acadêmica e profissional de seus alunos.