Página inicial > Bacharelados > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Alunos de Ciência da Computação levam projeto à escola pública

Alunos de Ciência da Computação levam projeto à escola pública

• Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 10h02
  • Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2024, 09h24

WhatsApp Image 2024 09 12 at 09.53.322Os alunos do 3º semestre do curso de Ciência da computação, do Campus São João da Boa Vista,  apresentaram e aplicaram diferentes tecnologias computacionais e digitais interativas junto aos estudantes da Escola Estadual Domingos Theodoro de Oliveira Azevedo, o Ginasinho. A atividade integrou o "Projeto de Extensão 3", do  Bacharelado, sob orientação do Prof. Dr. Lucas Labigalini que, juntamente com a coordenadora, Profa. Dra. Fernanda Carla de Oliveira acompanharam os acadêmicos.

A disciplina  Projeto de Extensão 3 foi estruturada em torno da temática "Sustentabilidade: Logística reversa e TI Verde". Foi pautada em 4 etapas: Formação geral; Elaboração do projeto; Teste do projeto; Aplicação e avaliação. A sala foi dividida em seis equipes, que desenvolveram os  projetos: 1) Podcast "EcoConversa" e Quiz de conhecimentos; 2) Jogo/Game "Green Rush" sobre Coleta seletiva; 3) Jogo da memória sobre "Sustentabilidade"; 4) Jogo/Game "Sustentobô"; 5) Série de vídeos/entrevistas sobre "Selo verde/Empresas sustentáveis" e 6) Website sobre "Reciclagem".

Durante as aulas preparatórias, os alunos tiveram contato com textos científicos, conceitos e ferramentas metodológicas, como o modelo PMBOK de gestão de projetos. A parceria contou com o apoio da  professora Beatriz Bueno Pereira Muniz, diretora do Ginasinho. A aplicação dos projetos e protótipos ocorreu em agosto, no Laboratório de informática, com discentes do ensino médio. Eles se revezaram nas estações de trabalho de forma que pudessem visitar e conhecer tudo. Ao final, os estudantes da escola e equipe de gestores avaliaram positivamente as dinâmicas e atividades. Os acadêmicos de graduação, em reflexão posterior em sala de aula, também avaliaram as aplicações de forma positiva, discutindo a necessidade de aperfeiçoamento de alguns produtos tecnológicos.

Os seguintes alunos participaram da disciplina: Aloísio Marques Lingo Filho; Ana Roberta Fornari; Andre Luiz Teixeira de Freitas; André Lyra Fernandes; Arthur Ferreira Zanella; Erick Augusto Meira Silva; Fernanda Martins da Silva; Gabriel Bertelli de Lima Gonçalves; Gabriel Cavalcante;  Gabriel Maia Miguel; Guilherme de Souza Dionisio Rosseti;  Gustavo Francisco Regassi; Gustavo Henrique de Almeida Amorim;  Igor Angelo Martins;  João Miguel Alves de Araújo; João Pedro Lopes Campos; João Pedro Machado Silva; João Thiago da Silva Souza;  Larissa Gabriela Sant Angelo Dias;   Leonardo Solovijovas Santos;  Lívia Stefanni Luiz Santos;  Lucas Fernandes Fileti; Mariana Peixoto Chahud;  Nicholas Alexandre Destefano; Samuel Oliveira Lopes; Thiago Menezes Francisco; Victória Carolina Ferreira da Silva;  Vinícius Eduardo Murakami Moreira Pittoli ; Vinicius Valoci Gaioli;  Yago Miguel Nunes.

Acompanhe algumas fotos da ação!

Texto: Professor Lucas Labigalini Fuini
Revisão: Ascom IFSP  - Campus São João da Boa Vista