Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca > Serviços > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Campus do IFSP São João recebe escolas em atividade de "Portas Abertas"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus do IFSP São João recebe escolas em atividade de "Portas Abertas"

  • Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 09h01
  • Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 07h42
  • Acessos: 196

WhatsApp Image 2024 11 22 at 11.57.07O último “IF de Portas Abertas”, sob coordenação do  professor Lucas Labigalini Fuini e contando com a participação de outros docentes e discentes do campus,  contou com a visita do Senac e da Escola Estadual Padre Josué Silveira de Mattos, ambas de São João. Cerca de 70 pessoas, entre alunos do ensino técnico de nível médio e ensino técnico regular, foram acompanhadas pelos docentes: Gisele Pedão Guimarães (Senac), Luiz Fabiano Domingos, Marlete Zulian Teixeira Bonaretto e Renata Nogueira Gonçalves Nicolielo (E.E. Padre Josué Mattos)

O evento foi estruturado em salas temáticas, laboratórios e experimentos para visitação. Estiveram disponíveis os seguintes locais  para visitação:

 - Projeto de extensão “Clube de ciências” (Licenciatura em Ciências naturais)

Laboratório de Química/Ciências1 e 2, Bloco A

Coordenadores: Profs. Lucas Labigalini Fuini e José Roberto Serra Martins

Discentes envolvidos: Ana Flávia Marcomini,  Bernardo dos Santos Oliveira; Bruna de Cássia Emídio Rodrigues,  Cassiana Maria Leite de Souza, Joao Octávio Azevedo Silva, Manuela de Paula, Monique Pacheco dos Santos, Raphael dos Santos de Paula. Os experimentos realizados foram: Cromatografia; Teste de Chama; Luz Negra; Enxergando a Voz.

Experimentos: no formato de Clube de Ciências,  os discentes apresentaram diferentes experimentos vinculados a conceitos de Ciências, Física e Química e destinados ao público visitante. Os experimentos realizado foram: Cromatografia -Teste de Chama; Luz Negra; Enxergando a Voz: 

 

- Descobrindo as Células (Licenciatura em Ciências naturais)

Laboratório de Biologia, Bloco A

Coordenador: Prof. Marcos Venícius de Castro

Discentes envolvidos: Augusto Lellis Perez, Gabriela Primo, Gisele de Mello Pedroso Santos, Joelma Cristina Anechini

Atividades: Os alunos receberam informações sobre a estrutura das células e seus diferentes tipos. Foram apresentados modelos tridimensionais e  puderam visualizar células ao microscópio, bem como tipos de microrganismos como algas e protozoários in vivo.

 

WhatsApp Image 2024 12 09 at 08.54.36- Física experimental (Licenciatura em Ciências naturais)

Laboratório de Física Bloco D

Coordenador(a): Prof. Débora Cristina da Silva Rodrigues

Discentes envolvidos: Fernanda de Paula Costa,  Walace Batista da Silva, Walace Batista da Silva, Letícia Cardenuto Pereira

Atividades: Apresentação de equipamentos e experimentos variados de Física, como: a)  kit/equipamento de física mecânica para explicar a Lei de Hooke (diferentes molas e cada uma tinha uma constante elástica diferente) e teorema do empuxo; b) kit/equipamento de física óptica (com lentes convexas e lentes côncavas) e um prisma para explicar fenômenos óticos; c) kit/equipamento de física de movimento uniforme e uniformemente variado e de movimento circular para explicar a força centrípeta; d) kit/equipamento de física de termodinâmica com para aquecer as barras de ferro, alumínio e de cobre, com bico de Bunsen e a bússola que media a dilatação dos metais (dilatômetro linear). 

- Projeto Educação Financeira: Saindo do Zero

Laboratório de Informática 2, Bloco D

Coordenador: Prof. Paulo Renato Gavião

Discentes envolvidos: Thomaz Henrique dos Santos Oliveira; Julian Vicente Martins; Ana Carolina Ribeiro de Souza.

Atividades: Os discentes da disciplina “Práticas de Gestão na Extensão” do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais explicaram a temática, as estratégias de marketing utilizadas, comentaram sobre a planilha de orçamento pessoal,  sobre o tópico de como diferenciar as necessidades de desejos e a importância da educação financeira no cenário atual. Por meio de projetos  planejados e alinhados, é possível conquistar uma educação financeira saudável e bem estruturada. Após a realização do curso os participantes foram convidados a participar de questionários com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos e a satisfação.

- Drones, Robótica, Automação e Aeroespacial (Engenharia de Controle e Automação)

Laboratório de projetos 2, Bloco D

Coordenadores: André Luiz Gontijo, Daniel Razera Espanhol, Esdras Nicoletto da Cunha, Emerson dos Reis, Gilson Rogério Marcomini, e Muriell de Rodrigues e Freire, por meio de Iniciações Científicas, ação extensionista, competições acadêmicas, e projetos de disciplinas do curso.


Discentes envolvidos: Adriano César de Sousa Pereira, Vitor Hugo da Silva, Willian Bueno Santos.

Atividades: Amostra de projetos dos discentes  voltada para drones, braço robótico industrial, subsistemas de pequenos satélites, automação para agricultura e projetos de eletrônica. Durante as apresentações de cada projeto, os visitantes puderam interagir com os discentes e tirar dúvidas.

Atuaram como monitores e na equipe de apoio os seguintes alunos dos cursos Técnicos integrados e da Licenciatura: Thais da Silva Sanchez, Victor Hugo Adão de Oliveira, Vinicius Teodoro Guimarães, Vinicius Teodoro Guimarães, Rone Emerson Pinheiro Júnior e Yasmin Caroliny Panseri. 

A dinâmica das visitas foi no formato de feira de ciências (com estações de trabalho). Ao final, foi servido um lanche aos participantes. 

A coordenação do evento agradece o apoio da Direção geral do campus e Direção educacional pela disponibilização de ônibus para transporte de participantes e pelo lanche oferecido. Agradecemos também a todos os docentes e discentes que atuaram na coordenação e monitoria de salas e laboratórios, bem como aos docentes e discentes das escolas visitantes.

Acompanhe algumas fotos!

 

Texto: Prof. Lucas Fuini
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 09/12/2024
Atualizado em 11/12/2024
Fim do conteúdo da página