Página inicial > Servidores > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > BCC faz atividade interdisciplinar com alunos do Ensino Médio

BCC faz atividade interdisciplinar com alunos do Ensino Médio

• Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 08h29
  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 08h30

WhatsApp Image 2024 09 16 at 08.19.32 8Os estudantes do 1º sem. do Bacharelado em Ciência da Computação realizaram uma atividade aplicada com os alunos do 1º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Informática e Eletrônica)  do Campus IFSP-SBV. A ação foi organizada pela docente Fernanda Carla de Oliveira, na disciplina Projeto de Extensão 1, e contou com o apoio dos professores Cassio Ricardo Carvalho Moreira Junior, Paulo José Evaristo da Silva e Thais de Oliveira Ferrasso, que ministram a disciplina Linguagem Matemática e Recursos Informacionais no Integrado em Informática.

As atividades  se basearam na metodologia de ensino de "estações de trabalho". Os alunos se dividiram em grupos e realizaram as ações em forma de circuito. O trabalho será repetido como Sala Temática na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos do 9º ano que visitarem o evento pela área da Computação.

Atividade Objetivo
Enigmamente Praticar o raciocínio lógico dos alunos, estimulando-os mentalmente afim do aprimoramento de suas habilidades matemáticas, lógicas e de resolução de problemas.
Interação com códigos Mostrar o básico da programação, usando um código pré-programado, através da interação do aluno com o código.
Decodificando binários Apresentar a codificação para alunos do ensio médio, por meio de diferentes sistemas numéricos.
On e Off Mostrar aos alunos uma primeira impressão sobre como os circuitos funcionam.
Desafio da Torre de Hanoi Trabalhar lógica, algoritmos e resolução de problemas em equipe.
Code Maze Estimular a lógica computacional básica dos alunos, utilizando-se um labirinto repleto de diversos tipos de obstáculos que devem ser concluídos através de raciocínio lógico.

Acompanhe algumas fotos!

Texto: Prof.a Fernanda Oliveira