Ação Integradora Extensionista da Engenharia de Controle e Automação recebe alunos de escola parceira da comunidade

• Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 10h27
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 10h59

No dia 16 de agosto aconteceu o evento da curricularização da extensão da Engenharia de Controle e Automação do IFSP São João da Boa Vista, a AIE. O campus recebeu 18 estudantes e 2 docentes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual de tempo Integral Anésia Martins Mattos.

É uma ação que integra conhecimentos da área técnica de controle e automação, da comunicação e das ciências do ambiente.

Segundo o professor Jonas Faria, a AIE culmina com a apresentação de projetos e oficina de montagem de protótipos. Neste ano, alguns dos temas dos projetos foram irrigação automática, descarte de lixo, alimentador de pet, carrinho controlado por bluetooth entre outros.

No evento, após a acolhida dos alunos da escola parceira pelos docentes e coordenador do curso, houve a apresentação, pelos estudantes do IF, de um pitch científico, uma fala de 1 minuto sobre o funcionamento do projeto.

Na sequência, após o café, os projetos e websites das equipes foram apresentados para os estudantes da Anésia que, em seguida, tiveram a oportunidade de montar os protótipos a partir do projeto demonstrado. Finalmente, responderam a um questionário de avaliação do evento.

É o segundo ano de realização desse projeto em parceria, cumprindo o objetivo de capacitar nossos estudantes para atuar na concepção de um projeto técnico-científico extensionista e desenvolver conceitos iniciais de pesquisa e extensão com autonomia utilizando aplicações básicas, trabalho em equipe, discussões sobre como a automatização impacta as várias esferas da vida social, e proposição de um protótipo que demonstre algum aspecto de um processo de automação que atenda às necessidades da comunidade local.

Os professores envolvidos no projeto são Jonas Dias Faria, Rosana Ferrareto, José Eduardo Villas Boas e Elias Mendes Oliveira.

Segundo o coordenador do curso, professor Muriell Rodrigues e Freire, cerca de 60 estudantes da Engenharia de Controle e Automação estiveram envolvidos com a atividade extensionista.

Confira as fotos do evento clicando aqui