Coordenadoria Sociopedagógica – Resolução IFSP  138/14
 
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Art. 1º. A CSP instância vinculada à Gerência Educacional do câmpus, articulada por equipe multiprofissional, de ação interdisciplinar, composta por Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo e Assistente Administrativo, podendo ter atuação de outros servidores.
 
Parágrafo único. Entende-se por equipe multiprofissional de ação interdisciplinar, a integração de profissionais de áreas diversas que trabalhem, concomitante e simultaneamente, a partir de uma articulação de seus saberes com intuito de assessorar o pleno desenvolvimento do processo educativo, orientando, acompanhando, intervindo e propondo ações que visem promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a permanência dos estudantes do IFSP.
 
Art. 2º. As atribuições da Coordenadoria Sociopedagógica são: 
 
Acompanhar e implementar as políticas em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino do IFSP e outros órgãos de regulamentação externa;
 
Apresentar à comunidade escolar as ações vinculadas à Coordenadoria Sociopedagógica;
 
Reunir subsídios para a construção, elaboração, utilização e reformulação do Projeto Político Pedagógico do câmpus;
 
Organizar e participar de reuniões com pais;
 
Elaborar documentos e relatórios conforme instruções do câmpus e da Pró-Reitoria de Ensino.
 
  Rendimento e Evasão:
 
Elaborar instrumentos de pesquisas para compreender e analisar os motivos que levem à retenção e à evasão dos estudantes em parceria com outras instâncias do IFSP;
 
Propor, implantar, acompanhar e avaliar propostas de prevenção e intervenção ao baixo rendimento, retenção e à evasão escolar;
 
Elaborar, implantar e acompanhar o Programa de Assistência Estudantil.
 
  Necessidades educativas especiais:
 
Propor e colaborar com ações inclusivas e adaptativas de acordo com as demandas identificadas do NAPNE; ações afirmativas de acordo com as demandas identificadas; ações de promoção à saúde do estudante; ações culturais e educativas na perspectiva da inclusão e do enfrentamento a preconceitos e valorização às diversidades; encontros, palestras e seminários destinados à comunidade escolar;
 
Participar na elaboração e execução de projetos, em parceria com outras instâncias do IFSP, com intuito de proporcionar formação integral aos estudantes.
 
  Estudantes:
 
Desenvolver, implantar e acompanhar programas e ações de apoio pedagógico, psicológico e social junto aos estudantes;
 
Propor e promover ações de acolhimento e integração do estudante e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem;
 
Atender, orientar, encaminhar e acompanhar os estudantes e familiares no âmbito sociopsicoeducacional e sobre direitos e deveres de cidadania;
 
Dialogar com as instâncias de representação estudantil como grêmios, centros acadêmicos e representantes de sala.
 
  Docentes:
 
Identificar demandas, promover propostas e ações de formação continuada de docentes e de servidores que atuem na área educacional;
 
Orientar o corpo docente no que se refere às necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem;
 
Contribuir na ação docente quanto aos procedimentos pedagógicos;
 
Participar e contribuir nas instâncias de planejamento pedagógico;
 
Realizar supervisão pedagógica;
 
Acompanhar as deliberações dos conselhos consultivo e deliberativo e promover suas implementações.
 
Resolução 138/2015 do CSP. 
 
Conselhos pedagógicos: Datas marcadas no calendário acadêmico.
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Câmpus São João da Boa Vista

 

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