Do dia 21 de novembro até o dia 01 de dezembro, a Biblioteca Comunitária “Wolgran Junqueira Ferreira” do IFSP - Câmpus São João da Boa Vista, juntamente com o Projeto de Extensão BiblioInfoArt, está realizando uma campanha de conscientização a todos os usuários que usufruem dos livros da biblioteca. É a II Campanha de Preservação do Livro, desta vez com o slogan: “Livro malcuidado acaba enterrado!”.

Com o passar dos anos, o desgaste de livros é algo natural e esperado, porém, o que preocupa os servidores que trabalham na biblioteca é a forma com que os livros estão sendo devolvidos depois dos empréstimos: folhas rabiscadas, sublinhadas, rasgadas, sujas, molhadas, contendo anotações, orelhas nas páginas e até mesmo com capas descoladas e rasgadas. No ano anterior, a Campanha “Livro doente, não serve para a gente” obteve resultados nos meses seguintes a ela, no entanto, com o passar do tempo os livros voltaram a aparecer danificados. Assim, simbolicamente, os livros que estavam “doentes” vieram a “falecer”.

Para a campanha, a Biblioteca está decorada de maneira a simbolizar um velório e há uma exposição dos livros danificados sobre lápides, representando o cemitério dos livros. Ao final, servidores e bolsistas irão fazer pelo Câmpus uma marcha fúnebre e o enterro simbólico do mascote da campanha. A partir disso, os organizadores desta pretendem conscientizar o máximo de usuários sobre a importância da preservação do acervo, pois o livro é de todos e merece o nosso respeito.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Câmpus São João da Boa Vista

 

Avenida Marginal, 585 - Bairro Fazenda Nossa Senhora Aparecida do Jaguari - 13871-298
São João da Boa Vista - SP

Telefones